Connect with us

Entrevista

ISCAL: “Os empregadores reconhecem o elevado nível de competência que caracteriza os alunos que terminam os nossos cursos”

Flávia Ramalho

Publicado há

em

O ISCAL comemora 260 anos de existência, em 2019, e as taxas de empregabilidade desta instituição de Ensino Superior rondam os 97 pontos percentuais, segundo dados da DGEC, da DGES e do IEFP, que reportam a 31 de dezembro de 2018.

A Mais Superior entrevistou o Professor Pedro Pinheiro do ISCAL, que falou sobre o passado, o presente e o futuro da instituição.

Lê a entrevista completa:

Mais Superior (MS) – O ISCAL comemora 260 anos de existência, em 2019, que marcos principais destaca na história da instituição?
Professor Pedro Pinheiro (PPP) – O facto de ser uma instituição com mais de dois séculos de história permitiu, ao ISCAL, consolidar-se como uma instituição de ensino superior de referência nas suas áreas de competência. Um dos aspetos base de todo este processo decorre do facto do ISCAL ter conseguido adaptar-se às necessidades da sociedade e dar assim resposta às expectativas dos diversos agentes de mercado, apresentando uma oferta formativa que evoluiu ao longo do tempo em função dessas mesmas expectativas, por um lado, e da alteração do quadro normativo, por outro.

MS – O que é que caracteriza a oferta formativa promovida atualmente pelo ISCAL?
PPP – A oferta formativa promovida pelo ISCAL alia uma sólida componente científica a um conjunto de competências práticas que torna os diplomados do ISCAL aptos para o desempenho de um conjunto vasto de funções nas mais diversas áreas de competência.
O cunho prático da oferta formativa é, desde sempre, um dos aspetos que caracteriza o ISCAL e que faz dele uma instituição reconhecida no seio da sociedade.
Outro aspeto importante decorre do facto de à solida componente científica e prática ser ainda acoplada uma preocupação transversal com o desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes enquanto indivíduos e cidadãos conscientes.
Cremos que apenas combinando, de forma simbiótica, competências formais e não formais podemos ir ao encontro daquela que é missão de qualquer instituição de ensino superior.

O cunho prático da oferta formativa é, desde sempre, um dos aspetos que caracteriza o ISCAL e que faz dele uma instituição reconhecida no seio da sociedade.

MS – Quem são os alunos que escolhem o ISCAL para prosseguir os estudos?
PPP – Não existe um padrão relativamente aos alunos que escolhem o ISCAL. Através do concurso nacional de acesso acedem ao ISCAL alunos das mais diversas áreas, obviamente com predominância para os que provenientes das áreas económicas, contudo não existe um estereotipo relativamente a esta matéria.

MS – O que é que caracteriza um aluno formado no ISCAL? Que princípios e conhecimentos são transmitidos pela instituição?
PPP – O aluno formado pelo ISCAL, conforme já referido é um aluno que alia uma solida preparação teórica a um conjunto de competências de natureza prática que lhe facilitam a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreira. Além destes aspetos, o desenvolvimento pessoal do individuo e a transmissão de padrões éticos e comportamentais que visem a excelência são também princípios incutidos aos nossos alunos desde a sua entrada no ensino superior.

MS – Segundo algumas fontes, o ISCAL apresenta uma taxa de empregabilidade média de 97% nos cursos de licenciatura. Como é que se justificam estes valores?
PPP – Sem dúvida que este é um dos fatores que confirma a excelência daquilo que fazemos. Os empregadores reconhecem o elevado nível de competência que caracteriza os alunos que terminam os nossos cursos, nomeadamente o chamado saber-fazer, ou seja, a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Por outro lado, a proximidade com as entidades empregadoras, permite que os planos de estudos e as matérias abordadas possam estar em consonância com as reais necessidades do mercado de trabalho.

Os empregadores reconhecem o elevado nível de competência que caracteriza os alunos que terminam os nossos cursos

MS – Estes profissionais são cobiçados por que tipo de empresas?
PPP – Também naquilo que se refere à inserção no mercado laboral, não existe um padrão definido, uma vez que os diplomados pelo ISCAL são cada vez mais pretendidos pelas mais diversas empresas.
Ainda assim podemos identificar as multinacionais de auditoria e consultoria, a par com grandes empresas nacionais e internacionais que recrutam para a área das ciências empresariais e da solicitadoria, como sendo os grandes empregadores.

MS – O ISCAL promove algum tipo de suporte no final da Licenciatura ou do Mestrado no sentido de empregar os estudantes?
PPP – A empregabilidade é um pilar estratégico da instituição e como tal fazemos um acompanhamento dos nossos alunos durante o processo de inserção no mercado de trabalho, quer auxiliando-os na procura de emprego, quer primeiramente desenvolvendo um conjunto de competências que permitam uma inserção rápida e de qualidade.

A empregabilidade é um pilar estratégico da instituição e como tal fazemos um acompanhamento dos nossos alunos durante o processo de inserção no mercado de trabalho

MS – Que desafios vai enfrentar a instituição para continuar a melhorar? O que espera para o futuro da instituição?
PPP – Existem diversos desafios que as instituições de ensino superior no geral enfrentam e aos quais o ISCAL também está atento. Um dos grandes desafios passa pela captação de alunos cada vez mais talentosos e bem preparados que possam continuar um legado com mais de 260 anos de história.
Outro dos aspetos importante decorre da necessária adequação das metodologias de ensino às novas gerações, sendo que neste particular o ISCAL tem procurado estar na vanguarda através da utilização de simuladores aplicados ao ensino, como ferramenta para um maior mais eficaz desenvolvimento de competências.
Por último, o advento da transformação digital e o surgimento de novas profissões são também desafios para os quais o ISCAL se tem estado a preparar.

Professor Pedro Pinheiro

[Imagens: ISCAL]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *