A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, lançou duas novas pós-graduações, em parceria com a Fundação de Serralves.
As inscrições para as novas pós-graduações da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa encontram-se abertas até 6 de outubro.
Os dois novos cursos – em Curadoria e em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea – pretendem refletir sobre a importância e atualidade dos estudos de curadoria no contexto da história da arte e dos estudos culturais e analisar as diferentes tipologias de criação artística contemporânea para a aplicação de métodos e técnicas de documentação.
A pós-graduação em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea é uma oferta formativa única no país.
“Preparar futuros curadores, críticos e pesquisadores de arte que desejem trabalhar em museus, galerias, espaços e projetos dedicados à arte contemporânea é o objetivo da pós-graduação em Curadoria”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.
O curso alia a componente teórica à prática, com o desenvolvimento de um projeto curatorial, desde a conceção à apresentação pública de uma exposição, com a oportunidade de trabalhar com convidados do meio artístico.
“Com base na experiência de especialistas e profissionais, a pós-graduação em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea explora a dinâmica e a diversidade da arte contemporânea, preparando os alunos para a eleição dos métodos e técnicas de documentação apropriados”, explica a Escola de Artes da Universidade Católica, na mesma nota enviada à redação.
A pós-graduação em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea prevê ainda a participação de diversos convidados nacionais e internacionais.
Podes saber mais sobre a pós-graduação em Curadoria aqui e sobre pós-graduação em Estudo e Documentação de Arte Contemporânea aqui.
[Imagem: Escola de Artes da Universidade Católica]