A disciplina de Ciência de Dados vai ser incluída em todas as licenciaturas do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), a partir do próximo ano letivo.
A cadeira será lecionada no último ano de cada curso.
A transformação encetada pelo ISCTE-IUL vai ainda pressupor uma licenciatura na área da Ciência de Dados, assim como uma pós-graduação no mesmo âmbito.
Para Jorge Costa, vice-reitor do ISCTE-IUL, a Ciência de Dados é uma ferramenta digital do conhecimento correspondente à língua inglesa.
“A aplicação da Ciência de Dados vai ser decisiva em tudo o que se relaciona com a gestão, mas também com as engenharias, com o jornalismo ou, outro exemplo, com a medicina – seja na identificação de aspetos clínicos, seja para identificar padrões na aplicação dos medicamentos”, explica, em comunicado, o responsável pela área dos sistemas de informação da instituição.
Por este motivo, o ISCTE-IUL considera pertinente e indispensável a aplicação desta disciplina em todas as áreas lecionadas na instituição.
A nova licenciatura do ISCTE-IUL, assim como a mais recente pós graduação em Ciência de Dados, vão desenvolver nos estudantes o raciocínio computacional e até a interpretação dos resultados obtidos pelos modelos.
[Imagem: Pexels]