A lua prevista para esta terça-feira, 19 de fevereiro, promete ser a maior e mais brilhante deste ano!
O fenómeno de super lua já não é estranho a nenhum de nós – nem que seja pelas fotografias mais instagramáveis que dele resultam. E a verdade é que ele volta esta noite – por isso, tudo de olhos postos no céu.
Falando de forma cientificamente correta, este fenómeno acontece quando o ponto da órbita da lua, no caso desta estar cheia, fica mais próximo da Terra. Graças a isso, ela aparenta ser muito maior e brilhar mais. O Observatório Astronómico de Lisboa explica que este ponto da órbita da Lua se chama “perigeu”.
Com a meteorologia do nosso lado e a possibilidade de um céu limpo, a melhor hora para observar esta “super lua cheia” será mesmo no momento em que ela nascer – já que é aí mesmo que ela aparece numa versão muito maior do que habitual. Na realidade, parece ampliada por estar mais baixa e por se situar mais perto da linha do horizonte.
Se estás em Lisboa, mete um lembrete: pelas 18h17, procura inspiração no céu. No Porto, ela chega mais cedo: pelas 18h10. No Funchal podes vê-la às 18h58. Em Ponta Delgada, pelas 18h28. Para não ficares com a cabeça às voltas nem com um torcicolo, agarra na bússola e olha para nordeste: é aí que a vais encontrar.
Olhando com atenção para as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, as notícias não são boas para quem está na capital: o início da noite prevê-se acompanhado de um céu muito nublado.
Segundo informa o Observatório de Lisboa, esta lua cheia vai mesmo ser 14% maior e 30% mais brilhante do que é habitual. Motivos mais do que suficientes para pararmos o que estamos a fazer e darmos a este satélite natural uns momentos de atenção merecida.
[Foto: Unsplash]