Poucos são os que já viram ou tocaram numa – mas é bom que se apressem a tentar, se o têm como objetivo: é que estas notas vão acabar.
As notas de 500 euros começam a ser retiradas de circulação, em Portugal, já a partir de 27 de Janeiro. Esta foi a data determinada pelo Banco Central Europeu (BCE) para que os bancos centrais de cada um dos países da zona euro (à exceção dos da Alemanha e da Áustria) comecem a reter as notas assim que estas cheguem à sua posse.
Assim, todas as notas deste valor que cheguem aos bancos centrais depois desta data ficam retidas para serem eliminadas de circulação.
A Alemanha e Áustria são as únicas exceções a esta medida – isto porque, segundo o BCE, é importante garantir “uma transição harmoniosa e por razões logísticas” e nestes países estas divisas têm uma utilização bastante mais frequente. Assim, os bancos centrais dos dois Estados só deixam de reintroduzir as notas de 500 euros no mercado no mês de Abril de 2019.
O BCE explica este corte na circulação com o receio que existe de que estes espécimes possam ser utilizados para facilitar atividades ilícitas.
Se tens uma guardada em casa, não te preocupes: as notas existentes podem continuar a ser usadas sem quaisquer restrições, inclusivamente para fazer pagamentos. Não é necessário proceder a qualquer troca, mas quem o quiser fazer pode dirigir-se aos balcões dos bancos comerciais ou às tesourarias do Banco de Portugal (BdP).
[Foto: Divulgação]