Começa hoje e dura três dias a 11ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, que vai ter a participação de cerca de 850 jovens investigadores.
No total, serão apresentados 414 trabalhos, previamente avaliados e selecionados por uma comissão científica composta por professores e investigadores das 14 faculdades da U.Porto e dos centros de investigação: REQUIMTE, CIIMAR e i3S.
No Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina, por exemplo, serão feitas 251 apresentações orais e 163 apresentações em poster. Estes projetos serão dados a conhecer em 44 sessões paralelas, organizadas por áreas científicas. Destas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Química, Engenharia e Ciências do Desporto serão as cinco mais abordadas no IJUP 2018.
Em declarações ao Jornal Económico, o Reitor da U.Porto referiu que este é um encontro que tem como objetivo “potenciar e despertar a carreira de investigação científica nos jovens estudantes da Universidade”, e que o IJUP é “um instrumento de enriquecimento da formação académica, capaz de potenciar a ligação direta com os centros de I&D e, nalguns casos, com o contexto empresarial”.
O IJUP 2018 é apoiado pelo Santander Universidades.
[Foto: Divulgação]