Estacionar fora do centro de Lisboa vai custar 50 cêntimos, para convencer os condutores a não o fazer nas zonas mais centrais. Vai haver parques a 50 cêntimos na Ameixoeira, Pontinha, Areeiro e Pedrouços.
A iniciativa é da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) e o objetivo é diminuir o número de automóveis a circular no centro da cidade. Previstos estão, para já, quatro parques onde o estacionamento terá o custo simbólico de 50 cêntimos por dia, para todos os condutores que tenham um título de transporte público.
Ameixoeira (500 lugares), Pontinha (2.000 lugares), Areeiro (300 lugares) e Pedrouços (150 lugares) são os quatro locais onde serão construídos estes parques, sendo que para além destes estão também a ser negociados preços mais baratos com as empresas que gerem os parques do Estádio da Luz (800 lugares), do Estádio de Alvalade (200 lugares) e do Pingo Doce da Bela Vista (370 lugares).
Como deves saber, o valor de 50 cêntimos fica bem abaixo do que é praticado no estacionamento no centro de Lisboa. Parquear o carro das 9 às 19 horas numa Zona Verde custa 8 euros, na Zona Amarela custa 11,20 euros e na Zona Vermelha custa 16 euros.
A EMEL pretende ainda alargar esta iniciativa para lá do concelho de Lisboa, numa fase posterior. O concelho de Odivelas e o parque de estacionamento do Senhor Roubado são um dos objetivos.
[Fonte: Agência Lusa]