De acordo com um estudo do IPAM, o consumo em compras de Natal em Portugal vai ser o mais alto dos últimos anos.
Em 2016, cada português vai gastar, em média, 373 euros em prendas de Natal, o que significa um aumento de 24% face ao que aconteceu em 2015, onde os portugueses gastaram em média 301 euros.
Segundo o trabalho de investigação conduzido pelo IPAM, a tendência de consumo no Natal está a aumentar. O valor de 373 euros é o maior de sempre desde 2010, e corresponde às respostas dos inquiridos: 36% admite gastar mais em compras de Natal este ano, e apenas 16% diz que vai gastar menos do que no ano passado.
E para quem são os presentes dos portugueses? Apenas 34% planeia oferecer prendas a amigos, pelo que a maioria das verbas serão destinadas ao núcleo familiar. E o quê? De acordo com o estudo do IPAM, brinquedos para as crianças (36%), e roupa e sapatos para adolescentes e adultos (32%).
Estamos também a antecipar cada vez mais as compras de Natal. 12,5% dos portugueses afirmou ter começado a comprar as suas prendas antes do mês de dezembro, com a novidade de sermos cada vez menos a comprar exclusivamente em centros comerciais (29,1%, face aos 47% de 2015), e de apostarmos mais no comércio de rua e na internet.
E tu, onde te encaixas neste estudo?