O Conselho Geral da Universidade do Porto já fixou o valor das propinas dos primeiros ciclos e mestrados integrados para o ano letivo 2017/2018, mantendo o valor praticado nos últimos anos.
999 euros. É este o valor da propina na Universidade do Porto, e é assim que se vai manter, pelo menos até ao final do ano letivo 2017/2018. A decisão foi assumida e anunciada pelo Conselho Geral da Universidade do Porto, que assim evita um esforço financeiro acrescido por parte de famílias e de estudantes.
A Federação Académica do Porto já reagiu, reconhecendo “a preocupação tida pela U.Porto em não aumentar a responsabilidade dos estudantes no financiamento da instituição, revelando uma preocupação social com os mesmos, evitando agravar as suas condições de frequência no Ensino Superior”.
Na opinião do seu Presidente, Daniel Freitas, esta preocupação é “fundamental para as famílias portuguesas, ajudando a evitar algumas potenciais situações de abandono escolar, que representam uma perda inequívoca para os estudantes, para o Ensino Superior e para o país”.
[Foto: Universidade do Porto]