Amanhã, dia 30 de setembro, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina dá início à iniciativa Med On Tour, que leva os futuros médicos às aldeias isoladas do concelho de Alcácer do Sal.
Entre sexta-feira e domingo, 65 estudantes de 8 escolas médicas do país e de vários anos, vão estar em aldeias remotas de Alcácer do Sal a fazer rastreios e a promover a saúde, mantendo um contacto próximo com as populações.
Vitória Matos é Vice-Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, e traça os planos para o fim-de-semana: “Na sexta-feira, vamos fazer atividades mais locais e vamos andar mais na periferia do concelho. Vamos fazer visitas porta a porta, nas aldeias de Santa Susana, Santa Catarina, Comporta, Montevil e Batão. Vamos também fazer rastreios cardiovasculares na rua, e aí sim, na vila de Alcácer do Sal, na sexta-feira, das 11 às 17 horas.
No sábado, vamos estar no largo Luís de Camões e no parque da Feira de Exposições”.
A responsável pela iniciativa Med On Tour acrescenta que “o objetivo principal é sempre a promoção da saúde, em todas as suas áreas. Nós focamos principalmente três áreas distintas: a saúde pública, a promoção de estilos de vida saudáveis. Depois a questão da saúde sexual e reprodutiva e também abordamos a questão dos direitos humanos e da ética médica”, conclui.
Para além dos rastreios à diabetes e hipertensão, os futuros médicos também vão visitar as escolas e jardins-de-infância de Alcácer do Sal falar de educação para a saúde, numa iniciativa que se repete há cinco anos.
[Foto: Organização]