A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição portuguesa com mais projetos aprovados no Programa Comunitário Horizonte 2020, segundo revela o e-book Learn from the champions in Horizon 2020.
Foram analisados 4190 projetos H2020 e 7804 organizações contempladas com financiamento Horizonte 2020, com base nos dados fornecidos pela Comissão Europeia. A Universidade de Coimbra viu aprovadas 30 candidaturas, obtendo mais de 8 milhões e meio de euros (8.855.053,24 euros) de financiamento que vão contribuir para estudos nas mais diversas áreas de investigação.
Enhancing Research in Ageing at the University of Coimbra é o projeto que mais financiamento conseguiu, mais de dois milhões de euros, e visa promover a excelência na investigação científica na área do envelhecimento ativo, estando prevista a criação de um Instituto Multidisciplinar de Investigação especializado (MIA, acrónimo em inglês).
Outro projeto europeu emblemático e coordenado pela UC, o Shaping EUROpean Policies to Promote Health Equity, tem como objetivo principal avançar no conhecimento das políticas que têm o maior potencial para melhorar a saúde e a equidade na saúde entre as regiões europeias, com especial incidência nas zonas metropolitanas (273 regiões europeias, 9 áreas metropolitanas).
Destaque ainda para o projeto NOMORFILM – Novel Marine Biomolecules Against Biofilm. Application to Medical Devices, um projeto que pretende descobrir antibióticos produzidos por microalgas para combater de forma eficaz as infeções hospitalares.
De acordo com o Vice-Reitor responsável pela área de investigação, Amílcar Falcão, a liderança da UC reflete “a excelente capacidade dos nossos investigadores em se adaptarem a uma nova realidade, mais competitiva, mais exigente, mas também mais compensadora para quem pretende estar na vanguarda da criação de conhecimento”.
[Foto: Universidade de Coimbra]