Conta com mais de 40 milhões de euros para projetos dos jovens portugueses e para criar condições de igualdade de oportunidades. É a “Semana Europeia da Juventude” e arrancou hoje no Porto.
As oportunidades de intercâmbio internacional podem ser uma mais-valia na vida dos jovens portugueses. É esta a mensagem que quer transmitir a “Semana Europeia da Juventude”, uma iniciativa impulsionada pela Comissão Europeia, e promovida em Portugal pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação, que decorre a partir de hoje e até dia 9 de maio. Até lá, haverá mais de uma centena de ações, como workshops, debates e sessões de esclarecimento, numa iniciativa que vai percorrer todos os distritos do país, incluindo as Regiões Autónomas, com especial enfoque para o interior, que oferece menos oportunidades para a população jovem.
“Existem mais de 40 milhões de euros para investir bem” na criação das ferramentas necessárias para impulsionar o tecido juvenil em Portugal, de acordo com Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, em intervenção durante a sessão inaugural da iniciativa. Já Pedro Couto Soares, diretor da Erasmus+ Juventude em Ação, referiu que “o objetivo é continuar a apoiar os projetos dos jovens portugueses até 2020. Os interessados podem optar entre vários tipos de programas, que vão desde alguns dias até um ano de intercâmbio no estrangeiro”, explicou.
O programa da “Semana Europeia da Juventude” inclui ainda várias ações dirigidas a jovens com necessidades especiais, para os quais a Erasmus+ Juventude em Ação disponibiliza apoios específicos.
Sabe mais informações em http://www.juventude.pt/semana-juventude.
[Foto: Erasmus+ Juventude em Ação]