ISCAP lança Mestrado em Sustentabilidade (e Relato Empresarial)
O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) vai lançar, no próximo letivo, o Mestado em Sustentabilidade e Relato Empresarial, com o objetivo de formar profissionais capacitados para enfrentar e superar os desafios da sustentabilidade no contexto empresarial.
“A crescente necessidade de proteção ambiental e social expressa nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), adotados a nível mundial, tem impulsionado a procura de especialistas em desenvolvimento sustentável em todos os tipos de sectores. Assim, com este mestrado, o ISCAP pretende dar resposta a essa necessidade no mercado, promovendo a formação de profissionais capazes de gerir e relatar práticas empresariais sustentáveis,” afirma Manuel Moreira da Silva, presidente do ISCAP.
O Mestrado em Sustentabilidade e Relato Empresarial permitirá aos seus alunos adquirirem conhecimentos e competências para preparar e analisar a divulgação de relatórios de sustentabilidade, bem como propor soluções para a implementação prática das exigências resultantes desses relatórios nos sistemas de controlo de gestão. Este curso também vai incidir sobre a contabilidade de uma perspetiva económica e social mais ampla, superando a mera maximização do lucro.
No fim do mestrado, os estudantes serão ainda capazes de efetuar análises avançadas das demonstrações financeiras, desenvolvendo competências críticas na aplicação prática dos conhecimentos teóricos a questões atuais no âmbito da sustentabilidade.
O programa curricular destina-se, sobretudo, a profissionais das áreas da Contabilidade, Economia, Finanças, Gestão, Auditoria, Controlo de Gestão, Direito e outras áreas, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos no campo da sustentabilidade e no relato de sustentabilidade e financeiro.
“O ISCAP compromete-se a proporcionar uma formação de excelência, alinhada com as necessidades do mercado e os desafios globais da sustentabilidade, promovendo uma educação que beneficia não só os estudantes, mas também a comunidade em geral. Os profissionais formados neste mestrado estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas e organizações, com uma abordagem ética e responsável”, acrescenta ainda Cláudia Pereira, diretora do curso de Mestrado em Sustentabilidade e Relato Empresarial.
As candidaturas para o Mestrado em Sustentabilidade e Relato Empresarial abrem já este mês de abril para todos os interessados em ser uma mais-valia para o futuro da gestão empresarial sustentável.