Os (imperdíveis) mercados de Natal
As luzes cintilantes, que adornam as cidades, transformando-as em dignos cenários de um (fantástico) conto de fadas, conduzem à disseminação de uma atmosfera de celebração aconchegante, que te convida a imergir na tradição local.
Com um mix de aromas inolvidáveis, melodias vibrantes e sabores singulares, a magia prevalece em despretensiosas bancas de madeira — compostas por iguarias sazonais, peças artesanais, especiarias clássicas e itens rústicos —, que conectam raízes a detalhes da época festiva.
- WOW, é Natal!
23 de novembro a 06 de janeiro | Vila Nova de Gaia
Viabilizando uma privilegiada vista para o Douro, o quarteirão cultural transformar-se-á num pequeno parque temático — com um carrossel, uma árvore (de 13 metros) e um vale encantado.
Já no Pink Palace — um dos spots mais instagramáveis —, o alinhamento assegura diversão — trampolins, pinturas e trabalhos manuais.
- Christmas Village
23 de novembro a 05 de janeiro | Parque Marechal Carmona
Cascais será palco de atrações, que garantem o desabrochar de um espírito envolvente — entre renas, duendes e soldados.
É de destacar a recriação viva de presépios, o circuito de arborismo, a aldeia nazarena, o acampamento romano e a (típica) casa do Pai Natal.
- Wonderland
29 de novembro a 05 de janeiro | Parque Eduardo VII
Contando com imponentes decorações — painel das centenas de fotografias, que invadirão os feeds e que renderão múltiplos likes —, a pista de gelo ecológica, o street food e a seleção de oficinas unem-se à animação.
Os patins (e boa disposição) são obrigatórios.
- Natalândia
30 de novembro a 06 de janeiro | Lagos
A Praça do Infante será o centro nevrálgico de iniciativas comerciais, que propõem photospots, ateliês, espetáculos e contos.
José Cortes trará, igualmente, a habitual exposição de referência cristã, que remete para o nascimento de Jesus.
- Fábrica de Braço de Prata
dezembro | Lisboa
Ressalvando a alimentação vegana e unidades ecológicas, os caminhos da bijuteria e do vestuário integrarão as infindas surpresas planeadas — yoga, showcooking e workshops lúdico-pedagógicos.
O personagem lendário — oriundo do território ocidental — fará uma visita.
- Braga é Natal
01 a 24 de dezembro | Avenida Central
É — pela terceira vez consecutiva — que a capital da sub-região do Cávado dará lugar a uma panóplia diversificada de têxteis, arranjos florais e ilustrações, representando a identidade e o valor regional.
Mas… A gastronomia assumirá o papel principal, oferecendo doçarias, bebidas quentes e produtos agro-alimentares — biscoitos, chocolate, mel e frutos secos ou desidratados —, que prometem aquecer qualquer coração.
- Vila Natal
06 de dezembro a 06 de janeiro | Óbidos
As históricas muralhas medievais tornar-se-ão num verdadeiro reino “de fadas e elfos”, incorporando universos imaginários, criaturas mitológicas e dimensões prodigiosas.
Disponibilizando sessões práticas, os insufláveis serão tendência, enquanto o passeio de comboio declarará lembranças estonteantes.
- Anjos70
14 a 15 de dezembro | 8Marvila
Mediante uma programação eclética — exibições de cinema e concertos —, o célebre pólo criativo propõe um flea market alternativo, que incluirá opções (para todos os gostos) — artigos em segunda mão, botânica, utensílios ecológicos, joalharia e cosméticos.
O espaço é pet friendly.
- Grande Arraial do Lumiar
06 a 29 de dezembro | Telheiras
Estreando em dose dupla, a combinação do popular com o deslumbre marcará o recinto, que irá acolher uma ampla variedade de artefactos e experiências culinárias.
O conceito englobará, ainda, um percurso florestal e uma piscina de bolas (gigante).