Entrevista | Madalena Xavier, Coordenadora do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança
Com a colaboração do Teatro do Bairro Alto e os Estúdios Victor Córdon, o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (ESD-IPL) proporciona uma abordagem única, preparando os discentes para enfrentar os desafios contemporâneos do universo artístico.
Madalena Xavier, Professora e Coordenadora, em entrevista, afirmou que “é um ponto de encontro de talento, reunindo profissionais e estudantes num ambiente de pesquisa e exploração.“
À medida que Portugal desenvolve o seu panorama cultural, a Escola Superior de Dança está na vanguarda do movimento. De que forma o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais prepara — além da técnica — os futuros profissionais, enquanto pensadores críticos e criadores culturais?
Estruturado a pensar nos futuros profissionais, no âmbito da Criação Coreográfica Contemporânea — nas especialidades de Coreografia, Interpretação e Mediação Artística —, mas, também, nos que já apresentam experiência laboral e desejam encontrar um espaço de atualização, sistematização e reflexão, o curso promove a investigação pela prática, desenvolvendo a capacidade de intervir e realizar pesquisas em diferentes contextos, públicos e comunidades.
A organização do plano de estudos centra-se na aquisição de competências específicas, através da participação em programas regulares, em formato de Residências Artísticas, e da elaboração de um projeto, estágio — objeto de relatório final — ou uma dissertação, prevendo-se a possibilidade de colaborar com diversas entidades parceiras, a consolidação de habilidades e o incentivo a intervir, de forma inovadora.
O curso alinha-se com as ambições e necessidades dos discentes?
Em primeiro lugar, o formato de programas intensivos é uma característica fundamental que facilita a conciliação entre a frequência do curso e a atividade profissional. Os seis períodos de trabalho intensivo, organizados em blocos de duas semanas, permite a dedicação dos mestrandos ao curso de forma imersiva sem comprometer as suas responsabilidades profissionais durante o restante calendário anual, permitindo-lhes, ainda, aplicar de forma imediata o conhecimento adquirido em contextos práticos.
Além disso, esse formato intensivo e imersivo facilita a intervenção de um corpo docente qualificado e diversificado, em grande parte composto por profissionais ativos no campo da dança contemporânea. A participação de professores que mantêm uma atividade profissional regular proporciona aos mestrandos uma visão atualizada e prática das dinâmicas do mercado artístico, além de se estabelecerem como uma importante rede de contactos e colaboração com artistas reconhecidos. Essa proximidade com profissionais no ativo enriquece os processos de ensino-aprendizagem e oferece uma perspetiva real e inspiradora sobre diferentes possibilidades de percursos profissionais.
A singularidade do curso no panorama nacional é outro aspeto que reforça o seu alinhamento com as necessidades dos discentes. Sendo o único programa de mestrado especializado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (nas especialidades de Coreografia, Interpretação e Mediação Artística), responde de forma inequívoca aos requisitos de formação avançada e especializada em dança. A oferta das três áreas de especialização combinada com parcerias com importantes instituições culturais, posiciona o curso como uma referência nacional.
Em síntese, o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança está perfeitamente alinhado com as ambições e necessidades dos discentes ao proporcionar um formato flexível e intensivo que permite a continuidade da atividade profissional, ao contar com um corpo docente ativo e diversificado, e por se destacar pela sua singularidade no panorama nacional, proporcionando uma formação importante e relevante para os futuros e atuais profissionais da dança.
Através de uma formação prática, relevante e atualizada, o programa combina que matérias?
Para além das especialidades já mencionadas, coreografia, interpretação e mediação artística em dança, onde se desenvolve uma forte componente de trabalho prático, este programa integra conteúdos dos estudos complementares em gestão cultural, dança e tecnologia, estudos teóricos sobre a obra coreográfica e matérias ligadas às práticas de documentação aplicadas ao processo de criação em dança. Este conjunto de matérias garante uma formação abrangente, equilibrada e atual, preparando os mestrandos para os desafios e oportunidades do contexto profissional.
Que perícias são oferecidas?
O curso combina o desenvolvimento e a consolidação de competências práticas com os domínios teóricos e reflexivos da Criação Coreográfica Contemporânea. As 3 áreas de especialidade do curso incidem sobre a Coreografia, onde são abordados métodos e processos de criação na sua diversidade e abrangência; a Interpretação, com foco no desenvolvimento de competências interpretativas através do estudo de obras de coreógrafos de referência; e a Mediação Artística em Dança, com foco no estudo das práticas de mediação que articulam os domínios da dança com diferentes públicos e comunidades.
Discutindo as barreiras enfrentadas em Portugal — desde a luta por financiamento e reconhecimento até à sustentabilidade na carreira —, a que desafios estarão os estudantes aptos a dar respostas?
O Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais capacita os mestrandos, dotando-os de competências técnicas, artísticas, de investigação e reflexão fundamentais para a definição de percursos consistentes. A promoção de uma forte relação com estruturas e artistas da dança contemporânea nacional e internacional são ainda garante da aquisição de competências sustentabilidade e integração no terreno artístico e profissional.
E que oportunidades se capitalizarão?
Os estudantes do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais estarão bem posicionados para se afirmarem como criadores, intérpretes e dinamizadores de intervenções que fazem dialogar as práticas da dança com diferentes públicos e comunidades. Terão a oportunidade de expandir as suas redes profissionais, de participar ativamente na afirmação das práticas artísticas como forma de investigação e de produção de conhecimento e de consolidar os seus percursos criativos e as suas práticas colaborativas.
A 2ª fase de candidaturas decorre online até 23 de junho aqui, mediante a entrega do curriculum vitae detalhado e de um portfólio, com 15 vagas disponíveis.