Estágio, Trainee e Voluntariado: A destreza que te falta!
No labirinto mutável (e inconstante) do seio laboral, repleto de instigações e conquistas, a experiência manifesta ser a bússola, que norteia o percurso (oscilante) dos aspirantes a profissionais, rumo à vitória, permitindo a aquisição de uma panóplia de competências singulares, nomeadamente o multitasking, a resiliência ou a capacidade de liderança.
Mas… Como enriquecer o curriculum vitae e, por conseguinte, ganhar vantagem competitiva?
- Estágio
Proporcionando o fortalecimento do know-how associado à função a desempenhar, o primeiro contacto com a profissão viabiliza a exploração de novas vertentes e perspetivas sobre as futuras oportunidades de atuação, enfrentando exigências impostas e desafios delegados.
Com o intuito de colmatar o desemprego, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) concebe, durante nove meses, um apoio mensal à contratação, que agrega uma Bolsa, Subsídio de Alimentação e Seguro de Acidentes de Trabalho, mediante o grau de qualificação.
- Trainee
Facultado por diversas empresas, o programa — com a duração de um a dois anos, dirigido a recém-formados/as — oferece rotações em diferentes departamentos, bem como a integração em projetos ousados (e inovadores), retendo mentes diferenciadoras e com uma notável aptidão gerencial para assumir posições estratégicas.
Através de uma visão detalhada sobre as vagas em aberto, a plataforma “Talent Portugal” desenvolve iniciativas para auxiliar o processo de atração de talento e employer branding.
- Voluntariado
Aprender com os erros alheios, conhecer as adversidades sociais e cultivar o sentimento de contribuição metamorfoseam pilares imprescindíveis para o aumento da satisfação pessoal e o abrilhantar da trajetória.
Just a Change, Jardim Zoológico, União Zoófila, Refood ou Aquário Vasco da Gama? É de referir que ingressar em áreas de interesse, que não se relacionem com a atividade ambicionada, conduz à expansão da adaptabilidade, mergulhando em recursos desconhecidos (e exímios).
BÓNUS EXTRA
— Pratica o networking, priorizando o LinkedIn, através de conexões e recomendações estratégicas, bem como da partilha de conteúdo;
— Mantém o portfólio atualizado e, potencialmente, em formato digital, inserindo projetos académicos ou freelance e colaborações.