Opinião | Carta às Mulheres de hoje, que abraçarão a Tecnologia amanhã
Enquanto conheces melhor e te aventuras no mundo da Tecnologia, quero partilhar contigo, não apenas palavras de força e encorajamento, mas, também, um olhar realista sobre os desafios que poderás encontrar pela frente. Como mulher que lidera uma empresa tecnológica, com uma forte representação feminina (43%), acredito que estar preparada é o primeiro passo para o sucesso.
Aqui estão quatro grandes desafios que encontramos em carreiras tecnológicas. A boa notícia? É possível superá-los!
- Sub-representação feminina: Em muitos ambientes tecnológicos, ainda somos uma minoria. Isto pode resultar em sentimentos de isolamento, falta de confiança e sensação de que precisas de provar o teu valor constantemente. A escassa presença de modelos femininos pode, igualmente, dificultar-te a visualização de um caminho de carreira bem-sucedido.
Como superar? Procura grupos de apoio, dentro e fora da tua Universidade ou local de trabalho, que te podem oferecer um espaço seguro, além de mentoria, apoio emocional e conselhos práticos valiosos, e proporcionar oportunidades de networking, workshops e projetos específicos importantes. - Estereótipos de género: Apesar dos avanços assistidos ao longo das últimas décadas, os estereótipos de género persistem, podendo influenciar as expetativas sobre o que podes ou não fazer e alcançar, minando a autoestima, o desempenho e o sucesso a longo prazo.
Como superar? Mantém-te firme nas tuas capacidades e trabalha para provar que esses estereótipos estão completamente errados. Celebra cada uma das tuas conquistas e não tenhas medo de manifestar a tua opinião. A tua competência, determinação e paixão falarão mais alto. - Atualização contínua de competências: O cenário de rápida transformação exige uma adaptação contínua e o desenvolvimento de novas habilidades.
Como superar? Adota uma mentalidade de aprendizagem contínua, participa em formações online, assiste a conferências e entra em contacto com comunidades tecnológicas, mantendo-te atualizada sobre as últimas tendências e encarando a adaptabilidade e a resiliência como uma vantagem competitiva. - Vieses inconscientes: A atitude que afeta a compreensão e ação, de maneira não intencional, pode influenciar decisões de contratação, avaliações de desempenho e promoções, limitando o acesso a oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento na carreira.
Como superar? Faz-te ouvir, através da frequência ativa em reuniões e da partilha de sugestões, deixando a tua presença bem vincada. Procura mentores e pares, que possam ajudar-te a abrir caminhos e a defender o teu potencial.
Embora estes desafios possam parecer intimidantes, lembra-te que cada um deles também representa uma oportunidade para cresceres, aprenderes e liderares pelo exemplo. A tua jornada tem o poder de inspirar a próxima geração de mulheres e meninas na Tecnologia.
Como disse Fei-Fei Li, Professora, Cientista da Computação e Co-Diretora do Stanford Human-Centered AI Institute, “se estamos a tentar moldar um mundo tecnológico que realmente sirva a humanidade, a Tecnologia também precisa de ser moldada por todas as pessoas.” TU fazes parte dessas pessoas.
Vamos, juntas, mudar a narrativa e criar um futuro, onde a igualdade de género na Tecnologia seja a norma, não a exceção!
Com enorme admiração e votos de que tenhas uma carreira tecnológica brilhante,
Cristina Marinhas, CEO da Quidgest