Politécnico de Coimbra divulga projeto que apoia a Transição Verde nas Instituições de Educação e Formação
Foi no dia 18 de outubro que o Politécnico de Coimbra realizou o evento “U-Green: O Papel da Educação por um Futuro mais Verde”, no Anfiteatro Esmeralda Pereira Coelho do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC-IPC), com o objetivo de divulgar uma parceria de cooperação universitária para a promoção da Transição Verde na área da Educação e Formação.
Envolvendo Espanha, Bélgica, Bulgária, Polónia, Itália, Islândia e França, o projeto “U-Green” visa promover as competências ecológicas entre uma nova geração de cidadãos europeus, baseando-se na concepção de que as Instituições representam os principais catalisadores da mudança de mentalidades e comportamentos necessários para uma economia circular, digital e neutra em termos climáticos.
Aberto a entidades externas, bem como à comunidade académica, o certame descreveu, assim, os padrões, práticas e abordagens adotadas, pretendendo aumentar a consciencialização, incentivar o debate e gerar sinergias entre os atores relevantes.
Segundo Ana Ferreira, Vice-Presidente do IPC, a Sustentabilidade “diz respeito a todos, para que possam fazer a diferença. Se cada um melhorar algo todos os dias, faz sentido o trabalho que nós fazemos. Se há alguns anos não se ouvia falar muito em Sustentabilidade e em Saúde Ambiental, agora é um orgulho imenso ver o interesse que as Instituições demonstram nestas matérias e como já estão a trabalhar com um olhar diferente”, alertando para as potencialidades que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa: “Se quisermos fazer a Transição Verde, o PRR, claramente, deve ser aproveitado para as Instituições melhorarem as suas condições ambientais”, afirmou.