Faculdade de Ciências dá mais um passo com a nova Licenciatura em Bioinformática
A FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto acaba de lançar, já para o próximo ano letivo 2023/2024, a Licenciatura em Bioinformática, um curso interdisciplinar na interface das revoluções atuais na Biologia e Ciência de Computadores.
Financiado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), é objetivo formar futuros Analistas de Dados Biológicos e Biomédicos de larga escala, abrindo portas a atividades científico-tecnológicas em Laboratórios de Instituições de Saúde, como Centros Hospitalares e Institutos de Saúde Pública, e de Investigação e Desenvolvimento em Farmacêuticas, Centros de Diagnóstico ou Empresas de Software.
“Envolve o desenvolvimento e a aplicação de algoritmos e ferramentas computacionais, nomeadamente de Inteligência Artificial e Machine Learning, para organizar, analisar e extrair informações relevantes de grandes conjuntos de dados biológicos, contribuindo para avanços em áreas como a Genómica e outras ómicas, Genética, Biologia de Sistemas, Patologia, Ecologia, Evolução, Epidemiologia, entre outras”, detalhou Pedro G. Ferreira, Diretor Interino da Licenciatura, Docente da FCUP e Investigador no INESC TEC.
A oferta formativa resulta de uma estratégia conjunta da FCUP, com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em estreita parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Porto e uma panóplia de Centros de Investigação e entidades empregadoras.
Com uma forte aposta na especialização, a Licenciatura, que abre com 25 vagas, conta com uma potente estrutura curricular, conduzindo a que os estudantes adquiram conhecimentos e competências transversais em Bioquímica e Biologia, Matemática, Ciências de Computação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
Interessad@? Consulta toda a informação aqui.