No Dia das Redes Sociais, Dove apela a que os influenciadores fiquem off durante pelo menos 24 horas
Como revelou o mais recente estudo de Dove, divulgado em maio deste ano, 9 em cada 10 jovens portugueses já foi exposto a conteúdos de beleza tóxicos nas redes sociais, incluindo conteúdos que incentivam a automutilação (25%). Consciente desta realidade, a marca avança com uma iniciativa no Dia Mundial das Redes Sociais, desafiando os influenciadores a ficarem off, pelo menos, durante 24 horas, gerando, assim, um apagão online, com o objetivo de consciencializar a comunidade digital para a forma nociva como se está a dar uso a estas plataformas.
“Cada vez mais jovens dizem-se viciados nas redes sociais e 8 em cada 10 admite mesmo que prefere comunicar com outras pessoas através destas plataformas do que pessoalmente. Consideramos que estes dados são preocupantes e é por isso que lançámos esta iniciativa: queremos que os jovens percebam como é importante haver momentos em que se desconectam dos ecrãs para viverem um presente onde não existem filtros”, justificou Maria Matos, responsável pelo projeto “Pela Autoestima” de Dove em Portugal.
A Dove fez chegar às principais agências de influenciadores em Portugal uma carta escrita, na primeira pessoa, por Catarina Cabrera, influenciadora portuguesa e embaixadora de Dove, que, desde muito jovem, é impactada negativamente pela pressão das redes sociais na sua saúde mental, apelando aos influenciadores que se juntem para tornar as plataformas digitais em espaços mais conscientes, de entreajuda e empáticos.
Mais do que expor a problemática das redes sociais, a marca quer levar a cabo uma mudança efetiva, avançando este ano com uma petição internacional, cujo objetivo é regulamentar as plataformas no Parlamento Europeu, balizando que comportamentos devem ser admitidos e aqueles que devem ser considerados repensados.