Os Mantras do Coliseu: 10 artistas musicais, visuais e da poesia mostram-se ao público em dias de espetáculo
Começou no dia 1 de abril! Agora quem entrar no Coliseu Porto Ageas passa a poder ouvir música original de artistas nacionais.
Pedro Abrunhosa, Manel Cruz, Pedro Burmester & Ricardo Burmester, Surma, Noiserv, Carlos Azevedo e Alexandre Soares, as vozes dos poetas Pedro Lamares e Filipa Leal, e, na videografia, André Tentúgal, são os nomes que se associam ao Coliseu para uma intervenção artística no espaço.
“Mantras” é o nome do projeto que pretende encher os corredores e o átrio de entrada com novos sons e imagens!
De forma a permitir ao público que vem a um espetáculo a oportunidade de se relacionar com uma experiência multissensorial alargada, que quer ir além do que se passa no palco.
“A partir de agora, o Coliseu está sempre habitado, numa residência artística permanente, por parte de alguns artistas que são património imaterial do Coliseu, e de outros que esperamos que se liguem a esta casa para sempre. É um laço afetivo. Mantras de identidade pessoal e de intervenção artística no espaço”, explica Miguel Guedes, que assumiu a direção do Coliseu em fevereiro deste ano.
Aos Mantras musicais, os poetas e diseurs portuenses Pedro Lamares e Filipa Leal vão acrescentar notas e pistas poéticas sobre o espetáculo da noite e a identidade do Coliseu.
Todos os meses serão temáticos. Os Mantras vão ganhar diferentes identidades, acompanhando cada um dos temas do mês.
Abril no Coliseu terá como tema a Diversidade, que conflui no subtema da Voz. Uma escolha natural num momento em que o Coliseu ganha novas vozes, mas também porque, em abril, se assinala o Dia Mundial da Voz.
Os Mantras musicais e poéticos complementam-se com o Mantra visual videográfico da autoria de André Tentúgal. O artista visual portuense vai trabalhar a agenda de programação do Coliseu, dando-lhe uma nova imagem com a sua curadoria. A programação será exibida em todos os espetáculos, em 10 ecrãs espalhados pelo Coliseu.