Universidade de Coimbra lança projeto para aumentar representatividade das mulheres nas áreas das engenharias, matemáticas e tecnologias
Equal.STEAM. foi apresentado no Student Hub da Universidade de Coimbra. Cristina Albuquerque, vice-reitora dos Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes da Universidade de Coimbra (UC) é também coordenadora do projeto.
De acordo com a vice-reitora o Ensino Superior tem responsabilidade no que toca a desconstrução de estereótipos que impedem as mulheres e jovens raparigas de frequentar áreas STEAM (Cursos ligados às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
São 17 atividades que vão ser desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar proveniente de diversas áreas da Universidade de Coimbra.
Uma das tarefas é a cocriação de mentores, que tem como objetivo lançar dois programas, um de engenharia eletrotécnica e outro de engenharia mecânica, cursos que, por norma, tem um número reduzido de raparigas.
Durante o projeto, as jovens mulheres têm oportunidade de passar por uma experiência imersiva no mercado de trabalho. Haverá um conjunto de estágios e experiências com empresas parceiras.
Cerca de 20 estudantes vão ter oportunidade de realizar estágios de um a três meses nos laboratórios da UC focadas nas áreas da ciência e investigação.
Prevê-se a criação de um conjunto de ‘podcasts’ sobre invenções de mulheres na engenharia, ciência e tecnologia.
O projeto vai monitorizar os materiais de marketing e website de forma a assegurar que incluem estudantes mulheres.
O projeto Equal.STEAM: https://www.uc.pt/equal.steam/