Politécnico de Setúbal lança formação piloto na área da construção sustentável
Até ao próximo dia 7 de fevereiro está aberto o período de inscrições para uma formação piloto na área da construção sustentável e promotora da saúde e bem-estar, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito do projeto europeu BUILD2050, que está a ser desenvolvido desde fevereiro do ano anterior, sob sua coordenação.
O BUILD2050 foca-se no desenvolvimento de uma formação integrada e transnacional de técnicos capacitados para projetar e construir novos edifícios ou renovar os existentes tendo em vista a redução das emissões de carbono, assim como a produção de poluição.
A formação piloto contempla oito cursos gratuitos, cada um deles dirigido por um parceiro do consórcio, desenhados para dar resposta aos desafios emergentes do setor da construção civil no que toca à meta da descarbonização.
Quem se pode candidatar?
Todos os interessados que tenham formação superior ou se encontrem a desenvolver atividade profissional nas áreas de Arquitetura, Física e Engenharias (Ambiental, Civil, Mecânica, Eletrotécnica e Energética), em qualquer um dos seis países a que pertencem os parceiros do projeto. Em Portugal são disponibilizadas 10 vagas.
A ações previstas, a decorrer entre o próximo mês de março e abril de 2024, assentam em métodos de ensino inovadores e conteúdos interdisciplinares, oferecendo um ambiente de trabalho e de partilha à escala europeia. Para mais informações e formalização da inscrição, consulta a página oficial do projeto.
Além do IPS são instituições parceiras do consórcio a Universidade de Bolonha e o Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Atenas (Grécia), a Universidade de Bochum (Alemanha), a Universidade deCiências da Vida de Varsóvia (Polónia), e a Universidade de Tecnologia de Luleå (Suécia).