Universidade de Aveiro abre candidaturas para Cursos de Especialização
Até 18 de janeiro, a Universidade de Aveiro tem abertas as candidaturas para cursos mais curtos do que os conferentes de grau, equivalendo a um mínimo de 12 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), concebidos em articulação com empresas e outras organizações e que beneficiam de apoios comunitários, como é o caso dos cursos de especialização.
Em que consistem os cursos de especialização?
São cursos do nível de mestrado, embora não confiram grau, destinam-se a titulares do grau de licenciatura, em qualquer área científica, e são constituídos por um conjunto de unidades curriculares que variam de acordo com o tempo de lecionação, com um mínimo de 12 ECTS e um máximo de 60 ECTS.
Os créditos obtidos podem ser elegíveis para obtenção de equivalências, no âmbito de outros cursos de pós-graduação, em particular de mestrado.
Nesta fase estão disponibilizados dez cursos de especialização, em áreas diferentes que funcionam em cinco unidades orgânicas (UO) distintas, sendo que dois desses cursos são resultado da articulação de esforços de duas dessas unidades.
A UA tem vindo a disponibilizar um número cada vez maior de ofertas formativas em formato menos convencional mais adequado às necessidades de quem tem menor disponibilidade de horário. Incluem-se, nestes casos, por exemplo, as microcredenciais e cursos de pós-graduação de curta duração, como os cursos de especialização.
Na subweb do portal da UA está disponível a listagem destes cursos, nem todos têm candidaturas abertas nesta fase.
Os cursos de especialização beneficiam, maioritariamente de apoio financeiros da medida Impulso Adultos, do Programa de Recuperação e Resiliência.