A história por detrás do Natal
A véspera de Natal é no dia 24 de dezembro, data que antecede uma das festas mais celebradas do calendário cristão, o Natal. O dia 25 de dezembro é uma data especial, sobretudo na cultura ocidental. Esta data celebra o nascimento de Jesus Cristo.
O Natal é uma comemoração tradicional que surgiu nos primórdios da Igreja Católica e reúne elementos e símbolos que são originários tanto na cultura cristã, como na cultura pagã.
Um dos grandes enigmas do Natal e o questionamento que muitos fazem é: Jesus Cristo nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?
A Bíblia narra alguns acontecimentos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo, porém com detalhes limitados. Um dos detalhes mais importantes, a data de nascimento de Jesus, não é mencionada na Bíblia.
Não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu e assim os historiadores não possuem nada que possa comprovar a data do nascimento de Jesus Cristo. Sendo assim, não é possível afirmar se ele nasceu ou não nesse dia.
Também não existe certeza do momento exato em que o dia 25 de dezembro se tornou no dia do nascimento de Jesus Cristo. O que se sabe é que, no final do século II, o Natal não era comemorado e os cristãos não acreditavam que o nascimento de Jesus tinha acontecido no dia 25 de dezembro.
No entanto, isso não significa que o assunto não fosse debatido. Atualmente sabemos, por meio de escritos da época, que existia uma extensa discussão a respeito disso. O destaque que podemos fazer é acerca dos apontamentos realizados por Clemente de Alexandria, teólogo e filósofo, que viveu nos séculos II e III d.C.
Um relato do ano 200, de Clemente de Alexandria, fala que os cristãos da época debatiam o nascimento de Cristo e defendiam que ele tinha nascido em datas como o 15 de abril ou o 21 de março. Nenhuma delas, no entanto, fazia menção ao 25 de dezembro – na virada do século II para o século III o Natal continuava sem ser celebrado.
Quando surgiu então o Natal?
Foi no decorrer do século III ou IV, que o dia 25 de dezembro se consolidou como Natal. Não há como assegurar, mas depois de todas as considerações sobre o que os antigos cristãos diziam sobre o nascimento de Jesus, o Natal, enquanto festa cristã que celebra o nascimento de Jesus, surgiu em algum momento entre esses séculos.
Segundo a teoria mais aceite nos dias de hoje, esta aponta que o surgimento do Natal, foi uma resposta/reação da Igreja Católica à popularização de um festival pagão dos romanos, em homenagem ao Sol Invencível e Mitra, dois adorados deuses romanos.
Esta festa pagã em homenagem aos deuses, era realizada no dia 25 de dezembro, dia em que se comemorava o nascimento de ambos. Além disso, no solstício de inverno (dia 21 de dezembro), ocorria a Saturnália, celebração a Saturno.
Podemos perceber que nesse período final de dezembro havia uma convergência de festividades pagãs, grandes e populares celebrações entre os romanos. A Saturnália era uma festa tradicional que existia há muitos séculos em Roma e a festa ao Sol Invencível tinha sido criada em 274 d.C. Com o crescimento do cristianismo, sobretudo a partir do século IV, acredita-se que a igreja Católica tenha dado um novo significado ao dia 25 de dezembro, tornando o dia como a data da comemoração do nascimento de Cristo – tratando-se de parte de uma estratégia para enfraquecer o paganismo e conquistar mais fiéis para o cristianismo.
Existem alguns historiadores que afirmam que a oficialização do 25 de dezembro como Natal foi realizada pelo papa Júlio I, em 350. Inclusive, o primeiro registo escrito do Natal enquanto festividade, e menção do dia 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus Cristo, remonta ao ano de 354, no Cronógrafo de 354.
É então, a partir do século IV e com a consolidação do Cristianismo, que a festividade foi oficializada como Natale Domini – Natal do Senhor. O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis”, que por sua vez, é derivada do verbo nascer.
Deste modo, sem estar associado à sua origem, o Natal passou a ser comemorado em muitos países. Hoje em dia é a altura em que as famílias se reúnem para passar em conjunto bons momentos.
A Mais Superior deseja-te um ótimo Natal!