Solidariedade junta dois amigos em viagem-aventura pelo deserto de Marrocos
O UniRaid 2022, um programa que une o voluntariado e os estudantes numa viagem solidária por Marrocos, realizou-se entre os dias 8 e 16 de outubro. A Mais Superior esteve à conversa com a equipa “Blessed Wheels” que partiu de Gondomar.
O dia começou às 7 da manhã para uma aventura, com um ano e meio de preparação, destes dois amigos de longa data. Diogo Moreira, estudante da Universidade Portucalense do Porto, e Leandro Moutinho, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, juntaram-se para uma viagem a Marrocos durante uma semana, naquele que foi chamado pelos próprios o “Carro do Povo”, e onde “todos os dias houve um gesto de solidariedade”.
À boleia de um Toyota Corolla com 30 anos de estrada, foram vários os desafios que tiveram de ultrapassar. Numa viagem que consideram ter sido “muito desafiadora” sob o mote da solidariedade, Diogo e Leandro uniram dois mundos que gostam, “um deles que procuramos sempre fazer mais – o voluntariado – e, do outro lado, o gosto pelos carros que também sempre nos acompanhou”.
Segundo o site oficial do programa, o “UNIRAID não é um Rally nem uma prova de velocidade”, é uma prova que desafia os participantes a atravessarem Marrocos de norte a sul, ao mesmo tempo que distribuem de material solidário, sendo que para participar na prova era exigido um mínimo de 40 quilos, mas que a dupla superou largamente.
Sem mapa, em pleno deserto, a equipa “Blessed Wheels” orientou-se através do road book disponibilizado pela organização e que consideram ser o “melhor amigo” nesta aventura. “Se não tivéssemos o road book, a viagem não teria sido possível”, disse Leandro. Na mala, levaram 150 kg de material, desde roupa, brinquedos, material escolar e ainda cerca de 100 kits, elaborados em conjunto com a paróquia de São Pedro da Cova e restante comunidade, constituído por duas escovas de dentes e uma pasta de dentes.
Diogo recorda-se do confronto de realidade quando lá chegou, “no nosso dia-a-dia, uma simples caneta não é nada, lá vinha uma multidão ter connosco por causa de uma caneta. A alegria e felicidade com que as pessoas ficavam ao recebê-la era enorme”.
A particularidade deste circuito, para além de se realizar no deserto marroquino, deve-se por ter que ser percorrido em carros com mais de 20 anos.
“Fomos nós que fizemos tudo, desde procurar o carro, comprá-lo, prepará-lo, pedir e angariar o material. Houve muita dor de cabeça pelo meio, mas no final, acreditamos que ficou um resultado incrível e foi uma experiência espetacular”, disse o estudante da Universidade Portucalense.
“A maioria dos patrocinadores que arranjámos fomos nós a ir aos locais e a falar com as pessoas para apresentar o projeto. Muitas ficaram emocionadas, gostaram do projeto e decidiram ajudar-nos até ao fim”, acrescenta o jovem Leandro, que estuda Comércio Internacional no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. “Estou a estudar na área das ciências empresariais e a parte de arranjar os patrocínios e falar com as empresas, foi muito ao encontro do que estou a estudar. Esta experiência permite aos estudantes perceber outra realidade: como funciona uma empresa, como podem ajudar ou até as desvantagens que estão relacionadas, ou seja, vai muito ao encontro do que se leciona nas aulas”, explica.
Destacam também o desenvolvimento de aptidões que acreditam ser “o mais importante”, tanto no que se refere à questão da comunicação “como em relação ao espírito de interajuda que se fortaleceu” durante a prova.
Regressaram a casa no dia 17 de outubro e o que fica é, segundo Leandro, “o conjunto tremendo de trabalho, chegar lá, distribuir todo o material, concluir a prova e depois regressar a casa na segunda-feira, com o sentimento de ter concretizado um objetivo que tínhamos”. Para ambos, um sentimento de missão cumprida por “ajudar quem mais precisa, que é um dos lemas que temos ao longo da nossa vida”.
O UniRaid já está a preparar a 12ª edição, que terá lugar entre os dias 11 e 18 de fevereiro, com uma rota exclusiva onde a solidariedade é a protagonista.