Televisão – O antigo elo entre a sociedade e a informação
A comunicação pode ser feita de várias formas. Seja presencialmente, online, na rádio, ou na televisão, é o meio através do qual o ser humano se mantém atualizado e informado sobre a sociedade e o mundo.
A Mais Superior, como meio de comunicação, com o objetivo de transmitir informações e manter-te atualizad@ sobre a sociedade e o mundo, hoje relembra-te da celebração de um dos mais importantes e mais utilizados meios de comunicação: A televisão.
O Dia Mundial da Televisão é comemorado no dia 21 de novembro, desde que assim foi proclamado em 1996 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de promover o intercâmbio mundial de programas sobre a paz, segurança, desenvolvimento económico e questões sociais e culturais.
A resolução foi considerada o reconhecimento do grande impacto das comunicações geotecnológicas no cenário mundial.
O Dia Mundial da Televisão não é uma celebração do meio de comunicação por si, mas à filosofia que representa – um símbolo de comunicação e globalização nas sociedades contemporâneas, que contribui para a visibilidade de grandes questões à escala mundial.
Em Portugal a televisão passou por grandes transformações…
O meio de comunicação inseriu-se no país, em 1957, com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. A televisão que conhecemos nos dias de hoje, ou seja, a cores, chegou mais tarde, em 1980, devido ao Festival da Canção, que ocorria esse ano.
Durante o regime ditatorial que vigorou em Portugal durante o período do Estado Novo, a televisão foi obrigada a seguir um conjunto de regras, que condicionava a informação que podia transmitir. Com a revolução de 25 de abril de 1974, a censura caiu, originando fontes de informação mais credíveis, objetivas e com mais liberdade de expressão.
Na atualidade, podemos verificar a influência da televisão em vários setores da sociedade. As emissoras nacionais funcionam como elo de ligação entre a sociedade e as estruturas de poder, como foi o caso da Direção Geral da Saúde, durante o início da pandemia da Covid-19, em que rapidamente foram criadas aulas televisivas, de modo a responder à necessidade criada com o encerramento das escolas.
A televisão está presente na casa da grande maioria dos cidadãos, e além de ser meio de informação e entretenimento, é também a companhia (e por vezes, infelizmente a única) de muitas pessoas. O dia de hoje assinala, assim, a importância da televisão enquanto meio comunicativo, que através da sua voz e imagem, mudou o mundo e que continua a aproximar as pessoas.