Ensino Superior marca presença no Lisboa Games Week
O Lisboa Games Week arrancou na passada quinta-feira, dia 17 de novembro, para quatro dias de uma programação preenchida das novidades mais frescas e das fortes apostas que se têm realizado na área do gaming.
O maior evento de gaming do país prolonga-se até domingo, a 20 de novembro, com uma forte presença do Ensino Superior no espaço do LGW. Segundo Luís Pinto, Gestor de Feiras FIL, responsável pelo LGW, o evento é dividido em cinco grandes categorias: o Gaming; os ESports; o Cosplay e a Pop Culture; a Loading Zone e, por fim, o Serviço Educativo.
A vertente do Serviço Educativo do LGW disponibiliza uma oferta formativa orientada tanto para alunos como para professores. Nesta edição, universidades e politécnicos juntam-se para a realização de visitas de estudo e ações presenciais para alunos do Ensino Superior que abordam vários temas sobre a área de jogos digitais e tecnologias associadas.
Luís Pinto explica que “o Serviço Educativo é uma área de missão. Apesar de ser um evento de entretenimento, este serviço permite-nos ir além dessa parte comercial e, nesse sentido, há poucos eventos que têm esta componente educativa tão desenvolvida como a nossa”.
O objetivo é alertar para os vários caminhos que os videojogos abrem, tanto no desenvolvimento dos videojogos, como na criação de conteúdos e no futuro queremos abordar as novas profissões que começam a surgir neste âmbito.
Entre as várias entidades de Ensino Superior presentes no evento, a Universidade Lusófona de Lisboa tem uma zona dedicada à sua licenciatura em Videojogos que oferece a formação teórica e prática que se refere a várias áreas de Videojogos, Game Design, Programação de Jogos, Arte para Jogos, Jogos de Tabuleiro, Jogos híbridos, Jogos Sérios, AI, AR, VR, Animação e Modelação 3D, comunicação multimédia e artes interactivas.
O LGW dá a possibilidade aos alunos para apresentarem os seus projetos. A título de exemplo, junto da área do PlayStation Talents, mais especificamente na zona da Universidade Lusófona, a equipa de Xisto vai marcar presença. Este videojogo passa-se na corrida do entrudo, tradicional de Góis, na Lousã, onde dá destaque às atividades mais marcantes desta festa, como as máscaras de cortiça e partidas, foram transformadas em mecânicas simples e divertidas que permitem experienciar a festa das aldeias de Xisto no mundo digital.
Para além de ser possível estar em contacto com cursos e programas das várias instituições, os participantes têm a chance de ganhar brindes.