Sabias que a criatividade combate a ansiedade e potencializa bem-estar?
O Dia Mundial da Criatividade celebra-se, hoje, no dia 17 de novembro, com o objetivo de consciencializar a sociedade para a importância da criatividade na vida quotidiana do ser humano.
Todos nós temos potencial criativo, mas nem todos sabemos fazê-lo fluir com facilidade. Ser criativ@ é ter ideias originais, nas mais diversas áreas e momentos do dia a dia. É ser o pioneiro, que tenta fazer coisas que nunca foram feitas antes. A criatividade faz o mundo avançar. Foi o pensamento criativo do ser humano, o motor que capacitou grandes invenções e descobertas.
Ser criativ@ é uma característica importante em qualquer campo de atuação ou profissão. É importante desmistificar a ideia de que a criatividade é importante apenas para profissões relacionadas com arte, ou com crianças. A criatividade não favorece só os artistas. Qualquer situação que exija uma solução de problemas envolve criatividade, em diferentes graus. Além de impulsionar a capacidade de inovação, tem um impacto positivo na capacidade de tomar decisões.
Por estes motivos e outros tantos, como o aumento do bem-estar e a diminuição do stress e da ansiedade, estimular a criatividade é um fator importante para a vida profissional e pessoal.
A Mais Superior traz três formas de estimular e desenvolver a criatividade, descritas pelo empreendedor e autor Richie Norton e comprovadas cientificamente!
- A importância de estimular a criatividade diariamente e investir no próprio bem estar: um estudo conduzido por psicólogos em 2016, mostrou que a criatividade e o bem-estar estão estritamente ligados. “Empenhar-se em comportamentos criativos leva a um aumento do bem-estar no dia seguinte.” Quantas vezes não te sentes realizado ao chegares à resolução de um exercício, ou quando a tua proposta para a associação de estudantes é aceite? Resumidamente, o bem-estar cria condições favoráveis à criatividade, e ser criativo, em algum momento, aumenta as chances de o ser novamente;
- Deixar a mente vagar: divagar pode ser contraprodutivo, mas aumenta a capacidade de ser criativo. Para os especialistas, um trabalho “bom e inventivo” requer balancear momentos de foco intenso, com pensamento criativo “fruto da ociosidade”, as divagações;
- Desenvolver os componentes da criatividade: a criatividade é indispensável para atingir resultados. Segundo estudos realizados, existem alguns componentes, que ao serem desenvolvidos, facilitam a utilização da criatividade. Alguns desses componentes são:
- Envolvimento ativo e persistência – demonstra a tenacidade para persistir no processo criativo, mesmo durante obstáculos;
- Independência e liberdade – ao trabalhar com autonomia de ações e decisões;
- Inovar e originalidade – fazer algo de maneira diferentes;
- Interação e comunicação – permite influência mútua, com compartilhamento de novas informações.
A criatividade é importante nas mais diversas fases da vida. “Nasce connosco e morre connosco”, é simplesmente algo inato ao ser humano. Por isso, devemos aproveitar algo que é nosso e tirar o melhor proveito possível.
O homem foi à Lua, inventou aviões e barcos, foi ao fundo do mar e criou transferências bancárias. Tantos feitos alcançados e tantos por alcançar. E essa mente criativa, o que tem para oferecer?