Francisco Assis defende doutoramentos nos Politécnicos
O presidente do CES – Conselho Económico e Social esteve presente na receção aos cerca de 700 novos estudantes dos cursos de mestrado do IPCA, num ambiente académico ao ritmo da Tuna Feminina da instituição.
Esta quarta-feira, dia 26 de outubro, os novos alunos de mestrado foram recebidos no IPCA numa cerimónia em que a Presidente, Maria José Fernandes, parabenizou os presentes e acrescentou que “as organizações precisam de recursos humanos qualificados e a participação em projetos de investigação é um dos caminhos possíveis para este grande objetivo”.
De acordo com um comunicado recebido pelo IPCA registou “este ano letivo o maior número de sempre de estudantes inscritos nos cursos de mestrado”.
Além desta sessão direcionada para os estudantes de mestrado, o IPCA vai ainda receber os alunos dos cursos dos mestrados profissionais, cujas candidaturas ainda estão a decorrer. “Estes números traduzem a importância do nível da oferta educativa para a formação avançada e especializada dos quadros das empresas e da região. Espero que, muito em breve, os politécnicos possam ministrar doutoramentos e contamos que marquem a vossa presença nesta caminhada do IPCA”, disse a Presidente do IPCA na sua intervenção.
Durante a sessão, foi dado a conhecer aos alunos o projeto B-CRIC, Barcelos Collaborative Research and Innovation Center, – um espaço dedicado à investigação, valorização e transferência de tecnologia e, João Vilaça, Pró-Presidente para a Investigação e Inovação do IPCA, apresentou projeções do B-CRIC, as redes internacionais com quem o IPCA tem parcerias, nomeadamente a Universidade Europeia RUN-EU, e oportunidades de acesso a bolsas de investigação.
“Face à conjuntura atual, desejo que possam concluir os vossos cursos de mestrado e dentro de alguns anos possam concluir nesta instituição os vossos doutoramentos”, referiu o presidente do CES, Francisco Assis, recebido com uma salva de palmas.
Os politécnicos que estão preparados para tal, devem lecionar doutoramentos. Os que não estão, devem dotar-se de meios para o fazer.
O Presidente do CES revelou ainda que esta entidade vai, a partir de 2023, “encomendar novos estudos sobre produtividade” e que para tal pretende regressar em breve ao IPCA para discutir este assunto.
A sessão de receção aos estudantes dos cursos de mestrados profissionais do IPCA irá ser divulgada em breve, sendo que de 31 de outubro a 14 de novembro decorre a 3ª fase de candidaturas.