IPS conquista dois prémios pelo desempenho na área do Desenvolvimento Sustentável
O IPS foi distinguido com dois prémios pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) desenvolvimento de projetos no âmbito da sustentabilidade.
O projeto IPS ComVida recebeu e a aliança universitária E³UDRES² receberam os prémios nas categorias de Educação de Qualidade (ODS 4) e Proteger a Vida Terrestre (ODS 5), no decorrer da 8ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS), numa cerimónia realizada na Casa do Alentejo, em Lisboa.
A E³UDRES² tem vindo “a contribuir para a criação de um campus multi-universitário comprometido com o desenvolvimento das respetivas cidades de pequena e média dimensão e suas áreas rurais, criando regiões inteligentes e sustentáveis”, segundo o site da instituição. Esta aliança foca-se no vasto território entre Portugal, Letónia, Hungria, Roménia, Áustria, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Finlândia.
No que se refere ao projeto IPS ComVida, este consiste num conjunto de ações centradas no conhecimento e divulgação da biodiversidade dos campi de Setúbal e do Barreiro. Entre as atividades que contempla verificamos “identificação e caracterização de espécies de fauna e flora e a recolha de imagens do património natural de ambos os campi, que culminaram na criação de uma Estação da Biodiversidade, bem como a instalação de caixas-ninho para aves, o enriquecimento do território com a plantação de espécies autóctones e a criação do projeto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All”.
No âmbito da Educação de Qualidade, já é a segunda vez que o IPS foi distinguido pelo apoio aos estudantes mais afetados pelo contexto pandémico, através do reforço económico e de meios informáticos concedido.