Festival Futurama com primeira edição no Baixo Alentejo
A região do Baixo Alentejo recebe a primeira edição do Festival Futurama que celebra a Arte em Mértola, Beja, Serpa e Castro Verde.
Durante quatro fins de semana a região do Baixo Alentejo é palco de uma programação que envolve a apresentação e estreia de projetos, desenvolvidos durante todo o ano. Encontramos várias colaborações entre artistas portugueses e espanhóis, num programa artístico multi e transdisciplinar, colaborativo, inclusivo e transfronteiriço.
Mais de 40 artistas locais, nacionais e internacionais vão estar em espaços patrimonais, culturais e naturais em Mértola (30 de setembro), Beja (7 e 8 de outubro), Serpa (14 e 15 de outubro) e Castro Verde (21 e 22 de outubro) para desafiarem as suas obras num espaço em que se criam sinergias à volta da multidisciplinariedade diretamente para a comunidade.
Num festival em que o material se une com o imaterial para comemorar as artes, como é o caso do cante alentejano, o Castelo de Serpa, o Convento de São Francisco, em Mértola, e o Museu Rainha D. Leonor, em Beja.
Filipe Sambado & Yamila, Nídia, Angélica Salvi & Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, Wasted Rita, António Poppe & La Família Gitana, Cláudia Dias, Fidel Évora, Gaspar Varela & Yerai Cortés e o concerto Cantexto, reúne oito escritores com oito grupos de cante alentejano, como Matilde Campilho e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, José Luís Peixoto e o Grupo Coral de São João dos Caldeireiros ou Djaimilia Pereira de Almeida e As Ceifeiras de Entradas. São alguns dos nomes que compõem uma programação entre colaborações inéditas e que percorre a música, as artes visuais, as artes performativas, a literatura e o cinema.
Consulta aqui a programação.