Politécnico de Leiria celebra protocolo com Federação Mundial de Desportos de Disco e reforça estratégia promotora da atividade física
O Politécnico de Leiria e a Federação Mundial de Desportos de Disco celebraram um protocolo de cooperação para a promoção de atividades no âmbito do desporto e nas áreas da ciência, educação, investigação, sustentabilidade, alterações climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o presidente da Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF), Robert Rauch, reuniram-se para assinar este acordo que segundo Rui Pedrosa é uma celebração que se enquadra numa:
Estratégia institucional promotora do desporto e do bem-estar físico e mental da comunidade académica. Enquanto “Healthy Campus”, o desporto, a saúde e a qualidade de vida dos nossos estudantes, docentes, investigadores e técnicos são áreas de investimento estratégico do Politécnico de Leiria, pelo que a celebração deste protocolo com a Federação Mundial de Desportos de Disco reveste-se de grande importância para a nossa instituição.
Com a duração de 3 anos deste protocolo, prevê a promoção de distintas atividades e eventos no âmbito dos desportos de disco, com o envolvimento das ambas as instituições.
O Politécnico de Leiria tem contribuído com vários projetos de divulgação e promoção dos desportos de disco, contando com o envolvimento e know-how do professor José Amoroso, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), membro da direção da WFDF e responsável da comissão de “Espírito de Jogo”, tendo sido presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco entre 2017 e março de 2022.
De todos o Ultimate é a modalidade de disco mais popular em Portugal, consistindo num desporto de equipa, de não-contacto, que pode ser jogado em relva, praia ou pavilhão, com equipas masculinas, femininas ou mistas.