Concurso da FCT NOVA levou turma de São João da Madeira à NASA
A FCT NOVA levou os alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira, acompanhados por um professor, a uma viagem a Washington para conhecer o Centro de Voos Espaciais Goddard.
É um concurso único promovido por uma Instituição de Ensino Superior Pública que oferece uma viagem à NASA e, em 2023, deverá regressar para a 5ª edição, já que sofreu um interregno durante o período da pandemia. Trata-se da edição de 2019 do FCT NOVA Challenge, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal e também da Direção-Geral da Educação, e dirige-se a alunos de secundário que desafia a encontrar soluções científicas e tecnológicas para a sociedade
Entre os 51 trabalhos de ciência e engenharia apresentados a concurso, foi o do professor Alexandre Gomes juntamente com os alunos Isac Bento, Joana dos Santos, Ana Sousa e Francisca Correia, que venceram com o projeto Física Telepática que propôs um novo sistema de controlo de cadeiras de rodas, baseado em sensores de movimento.
A tour ao coração da NASA levou estes jovens a conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido lá dentro, desde o Hubble Space Telescope Operations Control Center e respetiva equipa, bem como uma visita à High Bay Clean Room, dedicada à tecnologia.
“A nossa visita à NASA Goddard Space Flight Center foi uma experiência única e impactante”, confirmou o grupo.
Desde os locais de construção e testes de novos equipamentos até aos centros de comando para as mais diversas missões, como o telescópio espacial Hubble ou o satélite EOS Aura, tivemos a oportunidade de conhecer as múltiplas facetas do trabalho que acontece na NASA e de conversar com pessoas de renome na área. Foi sem dúvida inesquecível e certamente saímos de lá com vontade de ser mais e ir além dos limites do espaço!
Concurso da FCT NOVA levou turma de São João da Madeira à NASA