EIMAD com livros indexados à Scopus e Web of Science
O EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco assumiu-se como congresso científico no panorama nacional e internacional, devido ao programa científico que apresenta e pelos livros editados.
Desde 2017, aquando o 5º EIMAD, foram editados oito livros, sendo que quatro o têm indexação Scopus e um na Web of Science. Os restantes aguardam ainda por avaliação.
Um julho, aconteceu a 8.ª edição do EIMAD onde foram apresentados mais dois novos livros, editados pelos professores da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB Daniel Raposo, João Neves, Ricardo Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias. Os livros reúnem os artigos aprovados pela Comissão Científica do evento e já podes encontrá-los à venda nas principais livrarias internacionais.
O livro “Advances in Design, Music and Arts II”, publicado pela reputada editora Springer, é composto pelos artigos com maior extensão e em inglês. Está indexado Scopus e proposto para indexação Web of Science. Tem 889 páginas, 59 capítulos e subdivide-se em cinco secções: Design de Comunicação, Educação em Design, e Pensamento; Design de Moda; Design de Interiores e Produtos; Música, Musicologia, e Educação Musical; Design, Música, Artes, Cultura e Sociedade.
Já o “Investigação e Ensino em Design e Música III” constitui-se pelos artigos com menor dimensão e foram escritos em português, inglês ou espanhol. Também será proposto para indexação Scopus e Web of Science. Repartindo-se por cinco secções Design e Ensino do Design; Música, Musicologia e Ensino de Música; Áreas de Intersecção, tem 174 páginas e 16 capítulos.
Participaram na 8ª edição da EIMAD, alguns através de comunicações e posters, 162 autores provenientes de 12 países, nomeadamente Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça.
A Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), ação promovida pela Comissão Europeia associou-se a esta edição 2022.