O que comem os portugueses? De acordo com o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, entre 2015 e 2016, o consumo de frutas e hortícolas encontrava-se abaixo dos valores recomendados, por outro lado, o consumo de carne, pescada e ovo encontrava-se acima dos valores recomendados.
Mas será que os portugueses estão predispostos a consumir mais leguminosas? A Associação Portuguesa de Nutrição avançou que, entre 2014 a 2020, o crescimento populacional e as alterações climáticas têm atraído mais pessoas para uma alimentação sustentável, com a inclusão de alimentos de origem vegetal no seu dia-a-dia, em substituição da carne e até da pescada. O verão chegou, as temperaturas estão a aumentar e os dias são passados na praia, mas nenhum destes cenários rima com ocupar tempo na cozinha e as opções mais rápidas nem sempre são as mais saudáveis. Se este ano queres manter a dieta e ficar longe das Bolas de Berlim e gelados na praia, temos as 7 opções para ti.
As saladas não são sinónimo de ficar com fome, mas também não significa que sejam a opção mais saudável se não forem compostas pelos ingredientes certos. Existem componentes que deves evitar que façam parte da tua rotina alimentar para a praia. Estamos a falar de molhos prontos e caseiros que incluam creme de leite, cream cheese e até maionese. Um mix de ervas secas, com ingredientes naturais ou até um iogurte natural com oregãos são a melhor opção para temperar a tua salada.
Aposta nos wraps: Para o almoço, podes igualmente apostar em wraps para levares na marmita, sobretudo com ingredientes como frango, atum, pimentos e ovo cozido.
Porquê ovo cozido na praia? De acordo com a nutricionista Mariana Gouveia, em entrevista à Women’s Health, comer ovo cozido é também uma sugestão de snack para levar para a praia. Entre mergulhos e o descanso na toalha, comer um ovo cozido vai manter-te saciad@ por mais tempo. “O ovo é um alimento rico em proteína de alto valor biológico. Por isso, fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para a formação de massa muscular”, explica a nutricionista.
Não ponhas de lado os brócolos e os espinafres. Fica com estas dicas para incluires na tua dieta:
• Desfia o frango e mistura-o com queijo de cabra e espinafres. Junta tudo dentro de um wrap, embrulha-o e coloca-o na geleira:
• Abre uma unidade de iogurte natural e mistura oregãos. Num wrap adiciona atum com o teu molho caseiro. Não fica atrás da pasta de atum que costumas fazer.
Finta os gelados: Para substituires o fresco e doce do gelado, opta pela fruta que é sempre uma boa opção, nomeadamente, os morangos, melão, melancia e abacaxi. Desta forma, manténs-te refrescad@ e hidratad@.
Diz não aos hidratos de carbono, como a manteiga de amendoim! Ao lanche continua a evitar hidratos. A manteiga de amendoim é um preparado a partir da moagem do amendoim torrado seco. No entanto, existem versões no mercado que devem ser evitadas, uma vez que contêm sal, açúcares adicionados e gorduras hidrogenadas – consideradas as gorduras más!
Vai um snack saudável? Escolhe palitos de pepino, mini-cenouras ou maçã com canela que é um dupla dinâmica que vais querer introduzir na tua alimentação pelos benefícios que traz. Para além, de ser muito saboroso. Resistir a uma Bola de Berlim na praia é difícil, mas não é impossível com estas alternativas saborosas e que não te desconcentram da tua rotina saudável.