Huawei Summer Camp 4 Her arranca com Foco na Liderança no Feminino
De acordo com a Eurostat, a integração das mulheres na liderança tem sido crescente, mas ainda não atinge valores igualitários. No ano de 2021, em Portugal, 31% das mulheres empregadas tinham um cargo de liderança, valor que, apesar de corresponder a um crescimento de 16,7% em cinco anos, demonstra ainda o desequilíbrio de género no mundo do trabalho.
O Huawei Summer Camp 4 Her está a decorrer até ao dia 29 de julho, sexta-feira, em Cascais, numa iniciativa que pretende mostrar a jovens mulheres a realidade e as possibilidades do mundo do trabalho na área das TIC (Tecnologias da informação e comunicação).
O evento recebe 15 jovens universitárias das mais diversas áreas, entre os 18 e os 21 anos, para lhes apresentar o mundo do trabalho na área tecnológica e juntou-as para a realização de debates, workshops e atividades como aulas de yoga. O projeto foca-se no tema da Liderança no Feminino.
A iniciativa pretende discutir os desafios do género feminino no universo das tecnologias de informação cujo percurso pode ser “mais difícil para as mulheres” nas palavras de Nuno Machado Lopes, Consultor Certificado ExO, Coach, Analista Comportamental e Praticante de PNL, sobretudo no que refere ao conceito de liderança que considera ter de ser “encontrado individualmente”.
O consultor apresentou ao grupo um workshop de Liderança onde abordou tópicos como o crescimento exponencial tecnológico e a indústria 4.0, bem como a própria realidade atual do mundo do trabalho. Referiu-se também a questões sobre a adopção do trabalho remoto e a aposta na microgestão que considera ser consequência do “white man privilege” (privilégio do homem branco), expondo a necessidade de diversificar nos cargos de gestão das empresas.
De modo a aumentar a ação feminina em cargos de liderança, Nuno Machado Lopes acredita que é necessário “formar as pessoas através da aprendizagem constante”, com consciência de que só isso “nos fará crescer”.
“Tech 4 Her” contou com a intervenção de Teresa Rosas, Chief Technology Officer da Fidelidade, Sara Mendes, Senior Solution Manager da Huawei e Diana Sousa, estudante de PhD da FCUL e também uma conversa sobre “Inclusão Digital vs Inclusão Social” com Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral do INCoDe.2030.
Num ambiente descontraído, permite uma aproximação da educação e tecnologia e integra uma abordagem já habitual para a Huawei, que no início deste ano aderiu à Aliança para a Igualdade nas TIC.
Para mais informações em www.huawei.com ou www.huawei.eu.