Porto Summer School regressa numa semana dedicada ao cinema e à arte
A cidade do Porto vai ser palco de uma semana dedicada ao cinema e à arte, aberta ao público, que decorrerá entre os dias 4 e 8 de julho, e que contará com a presença de reconhecidos artistas e realizadores portugueses e brasileiros.
A Escola das Artes da Católica no Porto, o Cinema Trindade e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, vão receber o programa público da 4ª Edição da Porto Summer School on Art & Cinema, com organização da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, em parceria com a Kebraku – associação cultural sediada em Portugal que fomenta a diversidade da cultura brasileira.
O diretor da Escola das Artes, Nuno Crespo, revela que “com este conjunto de iniciativas integradas na nossa Summer School queremos mostrar o papel que a Escola das Artes tem como dinamizador da atividade cultural da cidade, dando a oportunidade ao público em geral de estar em contacto com a arte e com os artistas”.
Nuno Crespo acrescenta ainda que
É para a Escola das Artes muito importante realizar estes eventos para que toda a nossa comunidade tenha a oportunidade de contactar e aprender com artistas e realizadores relevantes do nosso contexto contemporâneo.
Sob o mote “Brasil: dinâmicas cruzadas da alteridade”, o Porto Summer School pretende fazer refletir sobre a América do Sul, os conceitos de entrelaçamento e os movimentos pendulares trazidos pelas culturas brasileiras das últimas décadas.
No dia 4 de julho, às 19h30, vais poder dirigir-te à Sala de Exposições da Escola das Artes para visita a inauguração d exposição “É Noite na América” de Ana Vaz. Terça-feira, por volta das 21h30, “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e uma conversa entre o realizador e Guilherme Blanc vão estar nos ecrãs do Cinema Trindade. No dia 6 julho, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira recebe, às 21h30, uma sessões de cinema do “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” de João Salaviza e Renée Nader Messora e, no final, uma conversa entre os realizadores e Ricardo Vieira Lisboa. No dia 7 de julho, quinta-feira, pelas 19h00, Nuno Crespo conversa com a realizadora de “Fordlândia Malaise”, Susana de Sousa Dias, que também não vais querer deixar de ouvir no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes.
A Festa Kebradu, aberta à comunidade, vai realizar-se no dia 8 de julho, o último dia do evento que decorre na sexta-feira, por volta das 18h30 com Pop-up Food à mistura. A partir das 21h30, não vais querer perder os concertos de Kaê Guajajara e Arcana. Para terminar em grande, por volta das 22h30, na Escola das Artes, assiste ao Kebraku Club Night e a artistas como Farofa, MissJade, Ara Flama, Kawaii XTC e Lav. A entrada para todos os eventos públicos é gratuita.
Nesta que é a 4ª Edição, se te inscreveres terás a oportunidade de participar em discussões que abordarão o tema principal, em workshops a realizar durante o dia com os artistas convidados, aliados às práticas artísticas, atmosferas criativas e um mergulho histórico e contemporâneo nas epistemologias do sul.