Projeto integrado pela Universidade de Coimbra conquista mais de 2 milhões de euros para apoiar jovens sobreviventes de cancro
O projeto europeu da Universidade de Coimbra “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUs) quer apoiar jovens sobreviventes de cancro através da criação de ferramentas para a promoção de um estilo de vida saudável. Além disto tenciona quebrar o estigma associado aos sobreviventes.
O apoio que o projeto quer dar ao jovens passa pela criação de uma rede ativa e sustentada, e não tenciona não só incluir os próprios jovens mas também quem os rodeia. Tenciona criar ferramentas que vão contribuir para a promoção de um estilo de vida saudável nos sobreviventes de cancro envolvendo amigos, família e a sociedade em geral e encontrar ferramentas para sensibilizar a sociedade para a vida pós cancro. O projeto culmina com a formação de embaixadores, que futuramente vão apoiar outros sobreviventes. Além disto, ainda tem como objetivo promover a utilização das informações e ferramentas desenvolvidas por parte de outros jovens e estruturas em prol da melhoria da qualidade de vida de sobreviventes de cancro.
Paula Tavares, docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) e coordenadora do projeto em Portugal, explica que o OACCUs se vai focar em quatro pilares: «na promoção de um estilo de vida saudável através do exercício físico, especialmente ao ar livre; no bem-estar psicológico e social; na alimentação saudável, adotando o máximo de alimentos não processados quanto possível; e na preservação do meio ambiente, contribuindo para um planeta saudável, que são os quatro pilares de atuação do projeto Outdoor Against Cancer (OAC)».

O projeto reúne 14 parceiros de 6 países europeus, incluindo a Universidade de Umeå, da Suécia, com um financiamento de mais de 2 milhões de euros. Reúne uma equipa multidisciplinar, com profissionais das áreas de desporto, medicina, enfermagem, educação, jornalismo, sociologia e psicologia. Em Portugal, o projeto conta também com a colaboração do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O “Outdoor Against Cancer Connects Us” conta ainda com outros parceiros da Suécia, da Alemanha, da Grécia, de Itália e de Espanha. O OACCUs é um projeto ao abrigo do programa EU4Health, promovido pela Comissão Europeia para apoiar projetos na área da saúde. O projeto arrancou este mês e estende-se até dezembro de 2023.