Decorreu nos últimos dois dias, no Pavilhão Aristides Hall da Universidade de Aveiro, o estágio de observação com vista à participação no Campeonato Mundial Universitário (CMU) de Futsal, que este ano terá lugar nas cidades de Braga e Guimarães. Integraram o estágio 18 estudantes-atletas, da equipa masculina, tendo os trabalhos decorrido sob orientação técnica do selecionador e coordenador nacional, Jorge Braz, e do selecionador nacional, Emídio Rodrigues.
No final da primeira sessão de treino do segundo dia do estágio de observação, Jorge Braz falou sobre o arranque dos trabalhos, quando falta pouco mais de um mês para o arranque da competição. ‘Anteriormente integramos atletas universitários em jogos internacionais da seleção sub-21 e agora estamos no início do processo, já só mesmo focados nos atletas universitários, numa fase de observação para depois iniciarmos o processo final de seleção’, começou por dizer.
Do grupo presente em Aveiro, 16 seguirão para a primeira semana de estágio – que decorrerá de 1 a 8 de julho em Lamego. Após essa semana, seguirão para o último estágio e competição um lote de 14 atletas. Para a Seleção Nacional Universitária feminina a fase de preparação arranca a 4 de julho, também na cidade beirã de Lamego, e termina a 15 de julho em Guimarães, seguindo para a competição da FISU um leque de 14 futsalistas universitárias.
O Campeonato Mundial Universitário de Futsal decorrerá de 18 a 24 de julho, nas cidades de Braga e Guimarães. Contará com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho e da Universidade do Minho.