Entre os dias 9 e 10 de junho realiza-se, em Itália, a conferência de encerramento do StepUp Protection, onde os Investigadores portugueses debatem sobre o destacamento internacional dos trabalhadores.
Um projeto internacional sobre o destacamento transnacional de trabalhadores, financiado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade de Parma, esta conferência final contará com a participação de todos os parceiros europeus, incluindo investigadores da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Iniciado em 2019 e financiado pela Comissão Europeia no Programa da União Europeia para o Emprego e Inovação Social, o projeto europeu StepUp Protection envolve 5 universidades europeias. São elas a Universidade de Parma, a Universidade Católica Portuguesa, Escola do Porto da Faculdade de Direito, a Universidade de Granada e a Universidade de Vilnius, Escola Nacional de Estudos Políticos e Administrativos de Bucareste.
Conta com a colaboração de organizações sindicais e de empregadores, bem como das autoridades de inspeção dos vários países envolvidos. O projeto STEP UP Protection – “Stepping up the European cooperation and communication among Public & Private organizations for the PROTECTION of posted worker’s rights” teve como objetivo verificar o impacto das mais recentes normas europeias neste domínio, o comportamento empresarial e o papel concreto desempenhado pelos organismos de inspeção.