As Paradas do Orgulho LGBT são uma série de eventos de ações afirmativas para a comunidade LGBT+, que comemoram o orgulho e a cultura das pessoas que pertencem a esta comunidade.
A sigla LGBTPQIA+ significa L: Lésbicas, G: Gays, B: Bissexuais, T: Travestis, Transexuais e transgêneros, P: Pansexuais, Q: Queer, I: Intersexo, A: Assexuais e +: Sinal utilizado para incluir pessoas que não se sintam representadas por nenhuma das outras letras.
Os eventos acontecem anualmente em todo o mundo durante o mês de junho, considerado o mês do Orgulho LGBT+. Este mês é assim considerado por causa das manifestações que ocorreram no dia 8 de junho de 1969, nos Estados Unidos. A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova Iorque, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, Nova Iorque, nos Estados Unidos. A revolta e a atitude corajosa dos cidadãos presentes fez-se espalhar pela cidade, pelo meio de acontecimentos que ficaram conhecidos como a revolta de Stonewall e, não menos importante, pelo nascimento do movimento dos direitos dos homossexuais.
Há cinco décadas que no mês de junho se celebra o orgulho. Ao longo deste mês, são realizadas comemorações direcionadas especialmente para a comunidade LGBTQIA+, com o objetivo de reconhecer a influência e o impacto histórico que estes membros tiveram e têm, além de relembrar o caminho que ainda falta por percorrer. Além de ser uma celebração, este mês é uma oportunidade para se protestar e sensibilizar todas as pessoas para as questões que a comunidade enfrenta.
É no Pride Month que comemoramos anos de luta pelos direitos civis e pela busca contínua da igualdade de justiça para com os membros da comunidade LGBTQIA+. Aqui estão todas as comemorações em Portugal no mês de Junho:
4 de Junho – 1ª Marcha do Orgulho na Covilhã.
10 de Junho – 1ª Marcha do Orgulho LGBTI+ na Tapada das Mercês em Sintra
11 de Junho – Marcha do Orgulho LGBTI de Aveiro
18 de Junho – 23ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa.
19 de Junho – 3ª Marcha do Orgulho LGBT+ de Bragança
22 a 25 de Junho – 3ª Conferência Internacional sobre Psicologia LGBT+ no ISPA, em Lisboa.
25 de Junho – nova data da 17ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto e Arraial + Orgulhoso do Porto.
25 de Junho – Arraial Lisboa Pride
25 de Junho: Marcha LGBTI do Algarve.
26 de Junho – 1ª Marcha do Orgulho LGBTIQ+ nas Caldas da Rainha
28 de Junho: 53º aniversário da Revolta de Stonewall. O Dia do Orgulho LGBTI+.
A primeira edição em Portugal foi realizada em 2000 no dia 28 de Junho em Lisboa.
O direito à igualdade e não discriminação são princípios fundamentais dos direitos humanos, consagrados na Carta das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos tratados internacionais de direitos humanos. As palavras da abertura da Declaração Universal dos Direitos Humanos são: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. A garantia de igualdade e não discriminação oferecida pelo direito internacional dos direitos humanos aplica-se a todas as pessoas, independentemente de sexo, orientação sexual e identidade de gênero ou qualquer outra situação.
Ainda neste mês muitas marcas lançam campanhas especiais em homenagem ao Pride, como por exemplo a campanha LEVI’S PRIDE. Uma campanha para a celebração do Pride 2022, do Queer Liberation Movement e dos ativistas e pioneiros, que deram visibilidade à comunidade e estão na origem da luta pelo reconhecimento, respeito e igualdade de direitos. As roupas vão desde o XXS ao XXXL e quebram o paradigma do género, ao serem genderless e pensadas e adaptadas para todEs. Vê aqui a coleção!