Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro
Dia 8 de Junho ,a partir das 11h00, vai decorrer na Sala Grande dos Atos da Universidade de Coimbra, a cerimónia de atribuição de Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro.
A distinção a Rui Nabeiro foi proposta pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O Padrinho da cerimónia será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC. As apresentações ficarão a cargo de António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho), ambos Professores Auxiliares da Faculdade.
O Doutoramento Honoris causa é uma homenagem pública e é a mais alta distinção atribuída por uma Universidade portuguesa. É destinada a cidadãos com um mérito profissional inquestionável e com qualidades que constituam uma referência para toda a sociedade. Manuel Rui Azinhais Nabeiro é um empresário de 91 anos de Rio Maior. Nascido numa família humilde e que aos 19 anos assumiu a direção da Torrefacção Camelo, depois da morte de seu pai. Foi a partir daí que cresceu como líder no mercado dos cafés em Portugal. É atualmente o presidente do grupo Nabeiro- Delta cafés, grupo esse que fundou. É um homem empreendedor com espírito solidário e humano, qualidades essas que se espelham no seu grupo empresarial.
Com esta nova atribuição, a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa pela Universidade de Coimbra é retomada depois de ter estado suspensa por causa da pandemia. Em 2006 a Universidade de Évora também atribuiu a Rui Nabeiro o Grau Doutor Honoris Causa.
Segue-nos no instagram