A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ficou no 78º lugar no Times Higher Education Impact Ranking de 2022. De 100 pontos possíveis a UTAD obteve um resultado global de 89,9.
É a universidade portuguesa mais sustentável da região Norte de Portugal. É a melhor universidade portuguesa nos objetivos de Desenvolvimento sustentável da “Vida Terrestre”, em que ficou no 7º lugar a nível mundial com 95,1 pontos. Este parâmetro engloba a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres bem como a gestão sustentável das florestas e o combate à desertificação, à degradação da terra e à perda de biodiversidade. Além de se ter destacado neste parâmetro destacou-se também na “Água potável e saneamento”, na categoria “Fome zero e agricultura sustentável” com 82 pontos e ainda “Parcerias e meios de implementação”.
O Times Higher Education Impact Ranking analisa 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em diversas instituições de ensino superior a nível global. O ranking foca-se na forma como a investigação, o ensino e a gestão das Instituições de ensino Superior contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. A nível mundial este ano concorreram 1 406 instituições do ensino superior.