A nova presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP – tomou posse esta quarta-feira, no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal. Maria José Fernandes é, também, a presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – IPCA.
No dia 17 de fevereiro, a professora Maria José Fernandes foi eleita por unanimidade para presidir o CCISP e tomou posse nesta semana, comprometendo-se e a
“continuar a missão de qualificação do nível dos portugueses no desenvolvimento regional e nacional, afirmar os espaços europeus do ensino superior politécnico, assim como continuar o trabalho que já tem dado grandes passos no que respeita à designação das Universidades Politécnicas e na atribuição do grau de doutor”
O presidente cessante do CCISP, Pedro Dominguinhos, fez um balanço positivo da sua passagem pelo Conselho e referiu, nesta tomada de posse, que o ensino superior politécnico cumpriu a sua missão em não “discriminar pela condição económica e social, promover a democracia e o desenvolvimento”. E salientou o facto de as regiões portuguesas estarem hoje “mais prósperas e internacionais com horizonte de esperança diferente dos de há 48 anos atrás”.
Nesta tomada de posse, estiveram presentes a ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.