Hoje assinala-se o dia nacional do estudante. E para o celebrar, vamos te ajudar como podes fazer uma boa gestão do teu dinheiro na universidade. Apresentamos um leque de dicas para que tu consigas economizar o teu orçamento para que as necessidades académicas sejam satisfeitas, sem ires à bancarrota.
1. Tens de fazer um orçamento. Por outras palavras, terás de esquematizar o dinheiro disponível da tua mesada ou semana e das despesas fixas – gastos que não estão dependentes do nosso nível de consumo – , para que tenhas uma maior controlo sobre estas e perceber quanto dinheiro que sobra para outra despesas que necessitarás de fazer.
2. Abrir uma conta própria no digital. Para facilitar a controlares o dinheiro que gastas e que sobra, poderás aderir a uma conta digital, através de uma app financeira. Nesta app, podes criar cartões virtuais pré-pagos, que te proporcionará monitorizar movimentos, realizar compras e pagamentos ou transferências imediatas através do MBWay, de forma rápida, simples e segura.
3. Poupar nas refeições. Uma boa solução para não gastares tanto em comida é comeres na cantina ou levares marmita para a universidade. Com esta última, podes elaborar um menu semanal com uma refeição para cada dia da semana. E, também, uma lista de compras com os produtos necessários para confecionares as tuas refeições.
4. Aproveita os descontos estudantes. Existem quase em todo lado: museus, monumentos, teatros, cinemas, transportes e até em restaurantes. Consegues usufruir de uma data de serviços, poupando dinheiro todos os meses.
5. Adquirir livros em segunda mão. Não há muitos livros obrigatórios na universidade. E para não desperdiçares muito dinheiro, visita a biblioteca, consulta lá os livros que necessitas e podes requisitá-los, sem levar mais dinheiro por isso. Adicionalmente, podes pedir a um colega mais velho os livros.
Estas dicas, sugeridas pelo Unibanco, irão ajudar-te a desenvolver novos hábitos de poupança, para que não ficares a contar os trocos.