Se já não dormes tão confortável como dormias quando a tua almofada era nova, tens aí o pretexto para comprares uma nova. E não é só pretexto, é mesmo o recomendado!
Mas, afinal, com que frequência se deve trocar de almofada?
Se tens dificuldade para adormecer, dor de cabeça, tensão nos ombros ao acordar e acne, fica a saber que estes são alguns dos sinais de alerta mais comuns que indicam que está na altura de trocares a tua almofada.
Segundo Martin Seeley, CEO e especialista em sono da empresa MattressNextDay, o tempo de troca varia de acordo com alguns fatores, como o tipo de almofada e a tua posição de dormir. Aconselha que as almofadas devem ser lavadas a cada três meses na máquina de lavar, se esse for o processo de limpeza descrito na etiqueta de lavagem de cada almofada. Mas… Mesmo lavando-a com regularidade, esta deve ser substituída num intervalo de até dois anos, porque o enchimento vai-se desgastando com o tempo.
Há um truque simples, revelado por Seeley, para saberes se a tua almofada precisa de ser trocada: Dobra-a ao meio e espera alguns instantes. Se a almofada voltar à forma original, isso significa que tem enchimento suficiente para apoiar o pescoço e a cabeça por mais alguns meses!