A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir o título Doutor Honoris Causa ao Selecionador Nacional de futsal, bicampeão europeu e campeão mundial Jorge Braz, anunciou esta quinta-feira a instituição de ensino em comunicado oficial, após reunião do conselho académico.
“É uma decisão, mais do que justa, merecida”, afirma o Reitor Emídio Gomes, explicando que “os resultados épicos do Jorge Braz, a sua capacidade de trabalho e o seu espírito de equipa justificam plenamente este reconhecimento” e que a UTAD não se esquece dos “melhores” e do contributo que ali deixaram.
Enquanto estudante-atleta, Jorge Braz foi guarda-redes de futebol e, mais tarde, passou a técnico. “Entre 2001 e 2003, esteve no comando da equipa da Associação Académica da UTAD, vencendo pela primeira vez o Campeonato Nacional Universitário de futsal masculino em 2001/02. Fora das linhas da quadra, Jorge Braz conheceu as salas de aula do Departamento de Desporto, onde lecionou a disciplina da sua modalidade de eleição.”, revela a universidade.
Segundo a UTAD, Jorge Braz revolucionar a modalidade do futsal na região de Trás-os-Montes, elevando seguidamente o futsal nacional a um “patamar de excelência”. Por este motivo, o reitor sublinha que “estudar na UTAD é aprender com os melhores e partir à conquista”.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já veio a público agradecer a distinção atribuída ao Selecionador, que vem honrar não só o seu caráter pessoal e trabalho, como também “o futsal e todo o desporto nacionais”, afirma a FPF.