Connect with us

Em destaque

CHL e Politécnico de Leiria desenvolvem investigação com utilização conjunta de equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar

Publicado há

em

Imagem de: IPL

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria formalizaram, no passado dia 21 de dezembro, um protocolo de colaboração para investigação e desenvolvimento, através da utilização conjunta de um equipamento de Prova de Esforço Cardiopulmonar (CPET). Este equipamento do Politécnico de Leiria está instalado no Serviço de Pneumologia do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

O equipamento será usado conjuntamente pelo CHL e pelo Politécnico de Leiria, com a coordenação dos gestores de ambas as entidades, que vão garantir a gestão operacional do protocolo. O Politécnico de Leiria tem um profissional legalmente habilitado, que está afeto à utilização do equipamento de CPET e à investigação no âmbito dos projetos de I&D desenvolvidos pelas duas instituições. Já o CHL tem uma equipa multidisciplinar com competência específica em área clínica relacionada com os projetos de investigação.

Para garantir a segurança dos utentes no âmbito das atividades de I&D desenvolvidas conjuntamente entre o Politécnico de Leiria e o CHL, o CHL assegurará a realização dos atos médicos e exames necessários para a realização da Prova de Esforço Cardiopulmonar, no âmbito da atividade específica de I&D, de acordo com as Boas Práticas Clínicas e nos termos da legislação em vigor.

As duas instituições podem assim partilhar conhecimento e competências técnico-científicas na área de CPET entre os seus profissionais para o desenvolvimento de projetos de investigação, na formação graduada e pós-graduada de estudantes e profissionais, e na assistência aos doentes.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *