A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, do Politécnico de Leiria, assinalam o Dia Mundial do Turismo, comemorado anualmente a 27 de setembro, com a apresentação da primeira edição do EATSA – Festival de Cinema de Arte e Turismo (EATSA Film Fest).
O evento decorre na próxima segunda-feira, e tem início às 10h30 com a intervenção da vice-presidente do Politécnico de Leiria, Ana Sargento, usando seguidamente da palavra o diretor da ESTM, Paulo Almeida, bem como o coordenador do CiTUR – Leiria, Luís Lima Santos. Maria Natália Perez, investigadora do CiTUR – Leiria, fará uma intervenção alusiva ao tema “Turismo para um Crescimento Inclusivo”.
Segue-se o programa do festival com o anúncio dos filmes nomeados para os Prémios do EATSA, com apresentação da atriz e poeta Sónia Balacó, sendo transmitido em direto a nível mundial.
De salientar a transmissão de vídeo-testemunhos de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Alessandra Priante, diretora regional para a Europa da Organização Mundial do Turismo (OMT), Adriana Rodrigues, presidente da Centro de Portugal Film Commission, e Enrico Panai, presidente da Associação Euro-Asiática de Estudos de Turismo (EATSA).
No âmbito de uma parceria com o International Institute of Gastronomy, Arts and Tourism (IGCAT), durante o evento serão também exibidos os filmes vencedores da competição Food Film Menu, assim como o anúncio, em primeira mão, do melhor filme. Segue-se uma programação de duas semanas de palestras e exibições dos filmes, entre 29 de setembro e 15 de outubro, terminando com o anúncio dos filmes vencedores no dia 10 de novembro, também na ESTM.
O festival resulta de uma parceria entre a EATSA, a Centro de Portugal Film Commission e o Politécnico de Leiria, e tem como objetivo apoiar a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), enunciados pela Organização Mundial do Turismo (OMT), promovendo os valores da sustentabilidade e as boas práticas do turismo entre os jovens estudantes desta área.
Evidenciando boas práticas e casos de sucesso, e questionando situações que carecem de solução urgente, o EATSA Film Fest propõe-se a contribuir para uma reflexão séria à escala mundial, não só sobre as problemáticas diretamente relacionadas com o turismo, mas também outras que o impactam, lançando desta forma pontes de duas vias entre a sociedade e as instituições de ensino superior com cursos de turismo.
Com um júri internacional constituído por 33 peritos de 17 países, o EATSA Film Fest estrutura-se em duas secções complementares: a secção ART-LAB, especificamente dedicada a filmes produzidos em contexto académico, tendo recebido 219 filmes de 70 instituições de ensino de 50 países; e a secção Master, na qual competem produções profissionais, e que nesta primeira edição contou com 141 filmes inscritos (100 documentários e 41 filmes promocionais), de 40 países.
No dia 27 serão anunciados os filmes nomeados em cada categoria temática: Cultura e Património, Arte e Criatividade, Destinos Turísticos, Desporto e Lazer, Turismo Sustentável, Ambiente e Ecologia, Questões Sociais e Aventura e Expedições.
O programa do Dia Mundial do Turismo pode ser consultado aqui.
O evento pode também ser seguido no canal de Youtube do festival.